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VAI APRENDER A:
- Proporcionar uma formação científica e profissional que garanta a capacidade de participar e até elaborar o desenvolvimento de programas e acções para a resolução de conflitos no âmbito educativo que, por sua vez, sirvam de ajuda à comunidade educativa na melhoria e inovação das condições e processos da educação não universitária.
- Compreender o fenómeno da violência escolar a partir de uma nova perspectiva social.
- Ser capaz de diferenciar o que é assédio escolar (Bullying) do que não é.
- Ser capaz de distinguir os diferentes tipos de violência.
- Resolver casos para a aplicação prática.
- Reconhecer as fases de evolução da violência.
- Conhecer as características do assédio escolar (Bullying) nas diferentes etapas de crescimento.
- Conhecer as estratégias de prevenção, intervenção e acompanhamento necessárias para travar a violência nas aulas e as suas diferentes etapas evolutivas.
- Desenvolver estratégias de coordenação do ambiente escolar.
- Colocar em prática estratégias de liderança pedagógica e social.
- Compreender e fomentar a presença de adultos significativos nas escolas para potenciar a capacidade nos alunos, de lidar com problemas, superar obstáculos e resistir à pressão de situações adversas.
- Compreender o assédio escolar (Bullying) a partir de uma perspectiva multicausal e dinâmica, de forma a diferenciá-lo de outras formas de violência nas aulas.
- Ser capaz de prevenir e detectar situações de assédio escolar (Bullying).
- Compreender a necessidade de incluir o trabalho social na aprendizagem integral de cada assunto a partir de estratégias que coloquem o aluno escolar numa posição activa.
- Valorizar a importância do coordenador do ambiente escolar e das estratégias baseadas na liderança pedagógica e social dos docentes.
- Converter-se em formador de formadores, a fim de incorporar novas estratégias de aprendizagem académica e social nas aulas, promovendo a formação de equipas docentes.
- Ser capaz de construir projectos de convivência adequados para diversos contextos escolares.
- Promover uma aplicação da inteligência e controlo emocional nas relações intrapessoais e interpessoais com o objectivo fundamental de melhorar os nossos recursos socio-afectivos.
- Tomar consciência da importância do autocontrolo e auto-regulação da esfera emocional (emoções, afectos e sentimentos).
- Assimilar os conhecimentos oferecidos a partir de uma análise compreensiva da esfera socio-afectiva e emocional como via de optimização das relações interpessoais.
- Aplicar os conhecimentos fornecidos sobre emoções básicas e arquétipos sentimentais (amor, alegria, tristeza, etc.) em relações entre pares e em vínculos interpessoais.
REQUISITOS DE ACESSO: Deve possuir Título Universitário de Bacharelato ou Licenciatura para obter o Diploma.
Duração: Mínimo de 8 meses e máximo de 16 meses, a partir da data da matrícula.
Modalidade: Material disponível em formato de livro impresso ou PDF + Avaliação e Tutorias através do Campus Virtual da Formación Alcalá.
O Mestrado em Prevenção e Tratamento do Assédio Escolar (Bullying) tem matrículas permanentemente abertas. O aluno pode matricular-se em qualquer momento e começar o programa logo após formalizar a sua matrícula.
Diploma: Diploma Master certificado pela Universidad San Jorge.
Línguas de Estudo e Trabalho: Todo o material de estudo está em Espanhol. Mas os alunos de língua portuguesa podem enviar os seus trabalhos e perguntas em Português aos professores, tutores e colegas.
Os exames e Tese são também elaborados e defendidos em Português.
Número de horas: 1.500
Créditos: 60 ECTS
METODOLOGIA: Campus Virtual
O Professor-Tutor mantém a documentação actualizada, responde às dúvidas, orienta a aprendizagem e a avaliação.
Aprendizagem Personalizada: O conhecimento de cada um dos alunos contrasta com o do resto dos alunos, realizando uma aprendizagem colaborativa através do Campus Virtual
Casos Práticos: Baseia-se no estudo do método de caso.
Suporte Físico: O aluno recebe 7 volumes bibliográficos editados pela Formación Alcalá.
Esta escola oferece programas em:
- Português
- Espanhol
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