segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

TAÍS ARÁUJO: "FICO EXCELENTE QUANDO ME VEJO NUA"

Celebrando seus 38 anos, completados no dia 25, a atriz faz um corajoso balanço de vida


POR GUILHERMA SAMORA - FOTOS: FERNANDO TOMAZ (MONSTER PHOTO)

Taís Araújo (Foto: Fernando Tomaz/ Monster Photo)
Taís Araújo é um acontecimento. Articulada logo cedinho, ela recebe a QUEM para um papo enquanto toma café da manhã – reforçado, com omelete e pães. Com segurança, não se esquiva de perguntas nem dá meias respostas. Ela comemora o sucesso da parceria com o marido, Lázaro Ramos. Ambos viajam com a peça O Topo da Montanhae já têm a terceira temporada de Mister Brau garantida na grade da Globo no ano que vem. Mãe de João Vicente, de 5 anos, e de Maria Antônia, de 1 ano e 10 meses, ela celebra as conquistas de uma vida de quem não teve tudo de mãos beijadas. Dos casos de racismo ou sofrimento, tenta tirar lições: “O que aconteceu de ruim comigo ajudou a construir quem eu sou.”
Taís Araújo (Foto: Taís Araújo  )
Mais bonita
“A idade que mais me marcou foram os 37 anos. Minha avó morreu com 37... Então, quando fiz essa idade, foi um marco. Mesmo sem querer, eu pensava: será que vou chegar aos 38? Graças a Deus estou passando dos 37! Fico louca para chegar aos 40: é uma idade bonita. A idade não é um peso para mim, é uma alegria.”
Bem vivida
“Quando vejo minha vida, eu noto que fiz muita coisa nesses 38 anos. Acho que tenho uma vida bem direitinha: coisas feitas, conquistas, dois filhos, um casamento legal. Tenho muito orgulho de mim.”
Autoestima
“Autoestima é fundamental. Para se olhar no espelho, para se encarar, para sair de casa. Com ela, você batalha. O mundo quer te colocar para baixo o tempo inteiro, tem que ter autoestima.”
Taís Araújo (Foto: Taís Araújo)
A idade não é um peso, é uma alegria"Fico excelente quando me vejo nua. Ainda dou aquela checada na bunda.Eu tenho a vida com que sempre sonhei, só não sabia que seria tão trabalhosa. Mas eu acho ótimo!Adoro fazer rir e refletir.Tenho prazer em dar a cara a tapa e discutir minorias.
Nua no espelho
“Fico excelente quando me vejo nua (no espelho). Ainda dou aquela virada de lado, aquela checada na bunda. Às vezes eu vejo uma celulitizinha. Às vezes penso em fazer um tratamento ou diminuir a cerveja. Às vezes não. Me sinto bem e é o que importa. Me acho mais bonita hoje do que aos 20, 22 anos. O tempo tem me feito bem, tem sido meu amigo. Quando eu era adolescente, já deixei de ir à praia incomodada com celulite ou estria. Hoje em dia eu quero é ser feliz, se alguém quiser falar que tenho estria, eu mando logo minha conta de água para ela pagar.”
Casamento e trabalho
“Eu e Lázaro gostamos de trabalhar juntos. Sempre tivemos carreiras muito independentes. Então, não há uma disputa: há uma comunhão. Acho até que já teve um momento de disputa, mas nada como a maturidade. De novo: os anos só melhoram a gente... E a gente funciona junto! Claro que a gente tem problemas. Se eu tiver que resolver algo no set antes de darem o ‘gravando’, eu resolvo. Dou uma ‘latida’ e pronto! Não é um mar de rosas o tempo inteiro. Mas uma coisa eu te digo: a gente briga muito menos quando a gente trabalha junto. Como é muito trabalho, não temos tempo de picuinha. Porque é isso: numa relação, a coisa da picuinha tem a ver com carência.”






  • A idade não é um peso, é uma alegria"Fico excelente quando me vejo nua. Ainda dou aquela checada na bunda.Eu tenho a vida com que sempre sonhei, só não sabia que seria tão trabalhosa. Mas eu acho ótimo!Adoro fazer rir e refletir.Tenho prazer em dar a cara a tapa e discutir minorias.
Ciumenta?
“Não sou ciumenta. Mas prefiro fazer o papel da maluca do que da otária. Se acho que tem alguma coisa, vou na pessoa e falo, vou nele e falo. Exponho todo mundo. Daí dizem: “Ih, a mulher dele é maluca”. É. Cuidado com ela (risos).”
Taís Araújo (Foto: Taís Araújo)
Sem saudosismo
“Sou tão feliz agora que não dá para ser saudosista. Eu tenho a vida com que sempre sonhei, só não sabia que seria tão trabalhosa. Mas eu acho ótimo! Adoro meu trabalho, sou feliz. Amo meus filhos, sempre quis ter um casal! Filho dá muito trabalho, muita preocupação. Nunca mais vou deixar de ser a mãe. E isso é uma coisa boa. A vida passa a não fazer sentido sem eles: meus filhos me fizeram pensar o mundo diferente e não ter medo de agir.”
A idade não é um peso, é uma alegria"Fico excelente quando me vejo nua. Ainda dou aquela checada na bunda.Eu tenho a vida com que sempre sonhei, só não sabia que seria tão trabalhosa. Mas eu acho ótimo!Adoro fazer rir e refletir.Tenho prazer em dar a cara a tapa e discutir minorias.
Impotente
“Adoraria poder defender meus filhos de tudo. Quando meus filhos nasceram, eu lia declarações de mães que diziam que viraram leoas... no meu caso, foi o contrário. Eu me sentia impotente. Eu não tenho controle de nada: nem de uma possível doença, de agressões das quais não consigo defendê-los o tempo todo...”
Criando casca
“Meu filho é uma criança negra, criada na zona sul do Rio de Janeiro, com uma condição financeira favorável. Ele é uma exceção. Mas ele vai sofrer. Tenho essa consciência. E ele só vai se fortalecer criando casca, ou seja, sofrendo. Eu tenho que me preparar para dar apoio. A gente vive no Brasil. Adoraria que ele não precisasse sofrer, mas não tem outra maneira. Este país foi criado em cima de preconceito.”
Taís Araújo (Foto: Taís Araújo)
Ataques
“Há várias maneiras de se defender de ataques, estou passando por isso com o meu filho. Se te agridem, você pode devolver com agressão física – quando a gente é pequeno é a primeira coisa que pensamos. Tem as discussões verbais, com argumentação. E tem também a tentativa de fazer com que aquilo não nos atinja – que é o mais difícil e só vem com a maturidade. Eu passei por todos esses processos, como qualquer pessoa.”
A idade não é um peso, é uma alegria"Fico excelente quando me vejo nua. Ainda dou aquela checada na bunda.Eu tenho a vida com que sempre sonhei, só não sabia que seria tão trabalhosa. Mas eu acho ótimo!Adoro fazer rir e refletir.Tenho prazer em dar a cara a tapa e discutir minorias.
Bullying e racismo
“Eu falei sobre bullying na internet e depois tive um debate com um grupo de feministas negras, do qual faço parte, sobre isso. O movimento negro me disse que, nesse caso, não é bullying, é racismo. Concordo com isso. Mas o que eu quis dizer é que, na minha infância, passei por diversos tipo de casos de racismo repetidos, que acabam virando bullying. Ataques deixam feridas na sua alma. A minha vontade é de falar para todas as crianças que sofrem bullying: ‘Aguenta firme, porque você vai ser melhor do que essas pessoas que te enchem’.”
Comigo não!
“Tem gente que diz que falar de racismo é ‘mimimi’. Essa galera não sabe pelo que eu passo, não sabe o que meus filhos passam. Há quem diga para ‘deixar pra lá’. Deixar pra lá, não! Não dá para deixar pra lá o preconceito racial, não dá para deixar pra lá uma mulher que sofre violência doméstica, não dá para deixar para lá ataques contra a orientação sexual das pessoas. Respeito é a base. Aí, voltamos para a autoestima. A pessoa tem que ter autoestima e dizer: ‘Comigo não’.”
Taís Araújo (Foto: Taís Araújo)
Símbolo
“Você acha que enfrentar uma delegacia é legal? A primeira vez que entrei em uma delegacia foi por causa disso (de ataques racistas que Taís sofreu em uma rede social no final de 2015). E ainda fiquei me sentindo culpada por um momento, por ter dado queixa contra eles, pensando que pudessem ser só uns babacas que queriam zoar... Mas é uma zoeira que acarreta tanta coisa... Para mim, com a casca que adquiri, não pega nada. Não estou nem aí se falam de mim ou do meu cabelo. Mas esses ataques batem numa criança, batem no meu filho... De alguma maneira, eu sou um símbolo e se estão falando de mim, estão falando de todo mundo que é igual a mim.”
A idade não é um peso, é uma alegria"Fico excelente quando me vejo nua. Ainda dou aquela checada na bunda.Eu tenho a vida com que sempre sonhei, só não sabia que seria tão trabalhosa. Mas eu acho ótimo!Adoro fazer rir e refletir.Tenho prazer em dar a cara a tapa e discutir minorias.
União
“Discuto minorias. Tenho prazer em dar a cara a tapa e falar disso. Estou na maior emissora deste país, viajo com uma peça (O Topo da Montanha) que discute isso. Se vivo aqui, se alcanço milhões de pessoas, eu falo. Não vou só fazer campanha publicitária, pegar meu dinheiro e ir pra Disney com meus filhos. O que é bom! Faço excelente uso do meu dinheiro, cobro direitinho. Mas meu trabalho como artista é esse. Entreter é muito legal e necessário! Mas adoro fazer rir e refletir ao mesmo tempo. No Mister Brau a gente faz isso: de 14 episódios dessa nova temporada, alguns tem temáticas sociais, como bullying, machismo...”
Diálogo
“Eu sou uma pessoa do diálogo. Se você não é negro não sabe o que eu passo. Então, te convido para uma reflexão. E você pode entender e lutar comigo. Isso é humanidade, é respeito. Eu não sou gay, mas luto pelas questões LGBT. Tenho pessoas próximas e queridas que são, tenho dois filhos que podem ser. Isso se chama respeito.”
Taís Araújo (Foto: Taís Araújo)
Fotos Fernando Tomaz (Monster Photo)    
Edição De Moda Fabricio Miranda & Fernando Batista (Capa Mgt)
Beleza: Henrique Martins; Tratamento De Imagem: Victor Wagner; Assistentes De Fotografia: Jorge Ewald E Pedro Padrella; Assistentes De Beleza: Ricardo Vieira E Paulo Fonte;
Agradecimentos: Galeria Do Reggae & Mundo Mulher Cabelos, Emilio Pucci, Clhoé Para Trash Chic, Paula Torres, Givenchy Para Nk Store, Prada, New Era, Rayder, Patricia Vieira, Juliana Gevaerd, Passarela, Cecilia Prado, Schutz, Fendi, Dior

Nenhum comentário:

Postar um comentário