quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Projeto contra bullying tem mais adesão

O projeto Bullying não é Brincadeira, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação para promover o respeito às diferenças, às singularidades e evitar a violência entre estudantes, ganhou novas adesões, com mais 25 escolas integradas. Agora, 165 das 185 escolas da rede municipal de ensino adotam a proposta que parte das histórias de cinco personagens criados para o projeto para fomentar o respeito no ambiente escolar.
O quinteto formado por Lilo, Teco, Lila, Max e Nina é fictício, mas as características de cada um deles podem estar em qualquer turma das unidades escolares. São crianças com autismo, deficiência visual, surda e muda, com deficiência física e careca, devido ao tratamento de saúde. Personificados em bonecos coloridos, feitos artesanalmente em vinil, os personagens têm suas histórias de vida reproduzidas nas escolas para orientar e despertar a reflexão das crianças sobre as diversidades.
Ao ingressar no projeto, as escolas recebem um kit com os bonecos e o manual de orientação sobre como os personagens podem servir como ponto de partida para as ações a serem desenvolvidas na unidade, considerando as características de cada público. Para o melhor aproveitamento dos conteúdos, os professores participam de uma formação promovida pela Coordenadoria de Atendimento às Necessidades Especiais (Cane) da Secretaria Municipal da Educação. Entre as ações desenvolvidas nas escolas estão peças de teatro, narrativas, júri simulado e até campanhas anti-bullying.

Nenhum comentário:

Postar um comentário