quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Meninas tiram notas melhores na escola, mas são mais infelizes que meninos



Fonte: Shutterstock

Discussões sobre as experiências escolares de crianças costumam ser focadas nas suas conquistas acadêmicas, desenvolvimento pessoal e as suas notas. Qualquer educador vai responder que o papel da escola é garantir que a criança tenha o conhecimento e as habilidades necessárias para construir uma carreira de sucesso. Mas como fica a saúde mental dessas crianças?
Claro que ninguém quer colocar os menores num ambiente ruim, ou que eles sofram bullying, mas com o foco das discussões sempre no currículo das crianças, essas preocupações são postas de lado com bastante frequência.
Uma pesquisa feita na Cardiff University decidiu analisar a saúde psicológica das crianças na escola. A pesquisa foi feita no país de Gales, no Reino Unido, com 1.500 alunos dos níveis primários e secundários. Ela descobriu que mesmo que, tradicionalmente, as meninas do mundo inteiro vão melhor em todas as matérias escolares, elas não são tão felizes na escola quanto os meninos.
Confira a seguir alguns dos resultados da pesquisa:
OS SENTIMENTOS DAS CRIANÇAS
Você se sente preocupado na escola?
25% das meninas responderam que sim 
16.5% dos meninos responderam que sim
Você sente que faz parte da sua escola? Que pertence a ela?
24% das meninas responderam que não 
8.8% dos meninos responderam que não
Você sente que os seus professores te conhecem bem?
20% das meninas respondeu que não 
12% dos meninos respondeu que não
GÊNERO NA ESCOLA
Que as meninas vão melhor na escola não é novidade. Na verdade, esse fato já foi comprovado por mais de 300 pesquisas envolvendo mais de um milhão de crianças. O desempenho das alunas é melhor que o dos alunos em todas as matérias, no mundo todo há pelo menos 100 anos.
O fato normalmente é atribuído a uma falta de professores do gênero masculino, mas várias pesquisas mostram que isso não interfere no ensino. A descoberta da equipe do país de Gales foi que na verdade as meninas têm uma percepção mais positiva sobre a escola, que elas leem mais, estudam mais e se comportam melhor que os meninos.
Ao mesmo tempo que isso é positivo para as meninas, e que as conquistas acadêmicas inferiores dos meninos são preocupantes, esse desempenho também causa um aumento nos níveis de alienação, ansiedade e falta de confiança própria das meninas.
Também foi mostrado que os efeitos de uma sociedade patriarcal estão muito presentes no dia-a-dia escolarOutra pesquisa aponta que a própria construção de currículos escolares já ajuda a colocar mais pressão no emocional das meninas ao mostrar certos tipos de percepções dos papéis e dos corpos da mulher na sociedade. Além disso, não se pode ignorar que a escola é um grande espaço de socialização, e que o bullying ainda é uma realidade para a maioria dessas meninas.

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