Entre as propostas que serão apresentadas na próxima sessão da Câmara de Araranguá está o projeto de lei do vereador Rony da Silva, que “dispõe sobre a instituição da semana de conscientização contra o bullying. A matéria será apresentada e depois encaminhada para análise das comissões internas antes de ser submetida a votação.
O projeto de lei estabelece a instituição, nas escolas da rede municipal de ensino, a semana de conscientização contra o bullying. A semana de conscientização será, preferencialmente, realizada na primeira semana do ano letivo. “Na programação de conscientização contra o bullying serão realizadas atividades que promovam, no interior da escola e da sociedade, a discussão e o debate sobre questões relacionadas a esta forma de violência”, disse o vereador.
Prevenção e inclusão
São sugeridas atividades como: palestras, seminários, gincanas, e demais eventos que promovam a interação e a conscientização da comunidade escolar.
De acordo com Rony da Silva, a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil, nas manifestações culturais e, principalmente, nas instituições de ensino e pesquisa. É público e notório que o bullying, um fenômeno antigo que está presente em escolas do mundo todo, causa enormes prejuízos ao processo de aprendizagem de alunos que são vítimas desse tipo de constrangimento”, disse.
Além disso, o vereador Rony ponderou que o bullying causa dano psicológico que em muitas situações gera consequências para o resto da vida, influenciando na formação da cidadania plena e, por conseguinte, em todo o conjunto da sociedade.
N.R.: Em novembro do ano passado a presidente afastada, Dilma Roussef, sancionou normas contra esse tipo de prática no Brasil. Leia: http://www.brasil.gov.br/governo/2015/11/presidenta-dilma-sanciona-lei-de-combate-ao-bullying
(Com informações da Câmara de Vereadores de Araranguá)
Nenhum comentário:
Postar um comentário