sexta-feira, 4 de março de 2011

Lei de enfrentamento ao bullying prevê formação de parcerias com ONGs

proposta está tramitando agora na Comissão de Administração Pública

Firmar parcerias com ONGs, secretarias, capacitação de docentes e o acompanhamento de vítimas e agressores são algumas das ações previstas no Projeto de Lei no 6410 de 29 de dezembro de 2010, que tem por objetivo implantar no Piauí uma política de combate e enfrentamento ao bullying. O projeto é de autoria da deputada Lílian Martins (PSB) e já foi aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). A proposta está tramitando agora na Comissão de Administração Pública, onde o deputado Firmino Filho (PSDB) foi indicado como relator da matéria.

Pelo projeto é considerada prática de bullying, sempre que repetidas: ameaças ou agressões verbais e ou físicas como bater, chutar, agrrar, empurrar; submissão a outro, vandalismo, furto, exposição à condição humilhantes, comentários racistas, homofóbicos, insultos, atribuições de apelidos ou agregassões humilhantes, exclusão ou isolamento proposital e outras ações que caracterizam o bullying.

Pela proposta da deputada o projeto deve ser implementados nas escolas públicas e privadas do Piauí. Deverão ser parceiras no projeto as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social do Estado, que irão trabalhar dentro do ambiente escolar no atendimento às vítimas do bullying. assitência especializada. Os agressores também terão assistência especializada.

A capital do Piauí está entre as 10 cidades brasileiros, onde segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são verificados os maiores índices de prática do bullying nas escolas. De acordo com os dados do IBGE, Teresina está em 10 o lugar no ranking das capital onde o bullying acontece. Se aprovada da Comissão de Administração e em Plenário a Lei deve entrar em vigor em um prazo de 60 dias.

Fonte: 180graus.com

8 comentários:

  1. Olá..gostaria de mais informações sobre o espetaculo teatro e sua turne em Brasilia. Desejo data, horário e local do evento.

    Abraços,

    Débora Gomes

    ResponderExcluir
  2. Déboa, bom dia!
    Por favor, sem deixar os seus contatos fica difícil...
    Grande abraço
    Mar´Junior - Cia Atores de Mar´

    ResponderExcluir
  3. ah..pensei que vocês colocariam as informações aqui mesmo, e ao postar o coment foi me pedido meu e-mail..

    Débora Gomes

    ResponderExcluir
  4. Débora, o espetáculo é fechado, não é aberto ao grande público. Se vc for de alguma escola, deixa as informações que entramos em contato.
    Abraços
    Mar´Junior - Cia Atores de Mar´

    ResponderExcluir
  5. Faço faculdade de Serviço Social e sou interessada pelo tema Bullying, porque este norteia ninha monografia. Como vi que vocês virão a Brasília (assim penso eu) fiquei interessada em assistir.
    Há alguma possibilidade de minha pessoa fazer parte da platéia?

    Abraços,

    Débora Gomes

    ResponderExcluir
  6. A princípio, será dia 9 e 10, mas algumas cancelaram pq nos disseram q tem um "grupinho" de Brasília fazendo apresentações. Então não há o que discutir. Ou a escola faz um trabalho com empresas como a nossa que está desenvolvendo isso há 8 anos e não faz simples teatro, faz prevenção e conscientização ou ela contrata "grupinhos" para brincar com o tema.
    Abraços
    Mar´Junior - Cia Atores de Mar´

    ResponderExcluir
  7. É uma pena..vê-se que há que se trabalhar primeiramente com as instituições para que haj um despertar e conscientização. Mas se realmente vocês vierem, gostaria de que me desse os locais e horário, quem sabe eu consiga uma vaguinha para desfrutar o trabalho de vocês.

    Grata,

    Débora Gomes

    ResponderExcluir
  8. Envia seus contatos para nosso email ciaatoresdemar@gmail.com que se formos te comunico.
    Abraços
    Mar´Junior - Cia Atores de Mar´

    ResponderExcluir