quinta-feira, 24 de março de 2011

Audiência pública discute o bullying nas escolas de Natal

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações da CMN

A prática do bullying nas escolas da rede pública, privada e no ambiente universitário da capital foi tema de uma audiência pública realizada nesta quarta-feira (23) na Câmara Municipal de Natal, por proposição da vereadora Sargento Regina (PDT).

Bullying é toda forma de agressão verbal ou física, feita de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um colega de turma, e ainda pode ser entendido como ameaça, intimidação e opressão. O termo bullying tem origem na palavra inglesa “bully”, que significa valente. A audiência foi motivada pelo crescente número de ocorrências desse tipo nos ambientes escolares da cidade, incluindo a agressão a duas lésbicas durante a calourada da UFRN em fevereiro desse ano.

De acordo com Sargento Regina, a reunião foi a primeira de uma série de audiências destinadas a debater o tema e traçar metas e medidas para combater a prática no ambiente escolar.“O bullying é uma questão que precisa ser debatida, pois interfere diretamente no processo de aprendizado de crianças e adolescentes. Quantos estudantes não deixam de ir à escola porque sofrem agressão dos colegas? Vamos marcar uma série de encontros para debater esse tema com profundidade”, pontuou a vereadora.

Entre as ações planejadas para o combate do bullying nas escolas da capital potiguar, Sargento Regina citou a implantação do programa Natal Sem Homofobia, uma etapa do programa nacional Brasil Sem Homofobia que tem como objetivo capacitar gestores, professores e diretores para combater o preconceito em sala de aula. “Queremos trazer esse programa para cá e implantá-lo ainda em 2011. Estamos fazendo um esforço para realizar esses trabalhos de capacitação aqui na Câmara mesmo, na Escola do Legislativo”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário