quinta-feira, 24 de março de 2011

I Seminário de Combate ao Bullying lota Câmara Municipal de Ourinhos

O I Seminário de Combate ao Bullying promovido pelo Projeto "Cultura da Paz", realizado na semana passada, na Câmara Municipal, contou com a presença maciça dos profissionais das Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social; além de representantes do Conselho Municipal de Assistência Social de Ourinhos e de Canitar; da Diretoria Regional de Ensino de Ourinhos; do Conselho Tutelar; do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); do Conselho Municipal de Educação; da Delegacia Seccional de Polícia; da Delegacia da Mulher, entre outros.

O Seminário foi dividido em duas etapas: no período da manhã foi ministrada uma palestra pelo Dr. Luís Fernando Rocha, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, com exercício na Comarca de Assis. A palestra definiu o conceito do que é o bulliyng, suas consequências e as responsabilidades de cada um dos setores envolvidos. "O Bullying se define como todas as formas de atitudes agressivas, realizadas de forma voluntária e repetitiva, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando na vítima dor e angústia em uma relação desigual de poder. O principal objetivo de quem o pratica é o rebaixamento da autoestima e a fragilização da vítima, e se trata de um fenômeno democrático, presente em todas as faixas etárias como também em todas as classes sociais", disse.

Segundo o Promotor, a escola é responsável por acompanhar atentamente os hábitos dos alunos durante as aulas e nos intervalos. Já, os pais, precisam prestar atenção nos momentos pré e pós-aula para identificar possíveis mudanças de comportamento do filho. "Os principais sintomas de quem está sendo alvo de Bulliyng são: baixo rendimento escolar; fingir estar doente para faltar à aula; voltar da escola com roupas ou material escolar estragados; apresentar alterações de humor; tentar se proteger colocando faca, abridores de lata ou garrafas na bolsa, entre outros", explicou.

Em relação ao papel do Ministério Público, o palestrante foi enfático: "ao Ministério Público cabe garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente com objetivo de impedir e também reprimir qualquer infração que coloque em risco a integridade de crianças e adolescentes. Acompanhar a escola e apoiar os educadores para pensar em soluções preventivas também é tarefa do Ministério Público", frisou.

A 2ª palestra promovida pelo Seminário foi proferida pelo Profº Nelson Pedro Silva, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP-SP, autor de vários livros, entre eles: "Ética, indisciplina & violência nas escolas".

Segundo o Profº Dr. Nelson, a principal causa da prática do Bullying é a falta de valores morais e éticos. "Hoje são as crianças e adolescentes que mandam e comandam sem ter maturidade para isso", alerta.

Silva diz ainda que não acredita em uma única estratégia para a solução do problema, pois as causas são várias e de diferentes naturezas. "As escolas devem ter regras de boa convivência esclarecidas e divulgadas para os pais, alunos e funcionários. Assim, uma das saídas para superar a violência escolar está no diálogo e na reflexão. A base de todo o trabalho é o contínuo enfoque em valores humanos nas atividades diárias", concluiu.

Fonte: Santa Cruz News

Nenhum comentário:

Postar um comentário