quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Adolescente emagrece 33kg e supera bullying com ajuda de ONG: "Era depressiva

[…]
Fernanda Maranha
“Mudou tudo na minha vida, eu descontava tudo na comida”, diz Maria Vitória, jovem atendida pelo Instituto Movere, em São Paulo, que oferece prevenção e tratamento da obesidade
Maria Vitória Martins sempre sofreu com a obesidade e, desde muito nova vinha tentado emagrecer de diversas maneiras: “Minha mãe chegou a me dar remédio quando eu era pequena”, lembra.
Quando tinha 14 anos, sua mãe, Íris Martins, decidiu levá-la para o Instituto Movere, na periferia de São Paulo. No primeiro momento, Maria Vitória ficou com receio “porque era médico”, explica. Mas quando foi até lá, se apaixonou pelo discurso e pelas ações do instituto. “Eles falam que a sociedade tem que aceitar a gente do jeito que a gente é. Eles tentam passar para a gente que o gordo é uma pessoa comum.”Maria Vitória foi dos 120 kg para os 87kg em 4 anos de acompanhamento com o Instituto Movere
Maria Vitória foi dos 120 kg para os 87kg em 4 anos de acompanhamento com o Instituto Movere
Foto: Arquivo pessoal
Instituto MovereO Instituto Movere é uma organização criada em 2004 que busca tratar e prevenir a obesidade em crianças e adolescentes. Para isso, eles oferecem gratuitamente uma abordagem multidisciplinar para os jovens: acompanhamento nutricional – com ensino de receitas saudáveis e fáceis -, suporte nas áreas de atividade física e fisioterapia dentro e fora do instituto, além de consultas psicológicas não só para os pacientes, mas para os familiares, medida extremamente importante para Vera Perino Barbosa, presidente da instituição.
Durante esses 11 anos de trabalho, Vera percebeu que os casos em que a criança ou jovem não respondia bem à toda essa abordagem era porque sofria bullying. “O que eu imagino é que não adianta só nós, como equipe fantástica, se essa criança lá fora está sofrendo abusos e violência.”
Por isso o instituto criou este ano o projeto Núcleo de Atenção Contra Violência em Crianças e Adolescentes Obesos. O projeto atenderá 100 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de ambos os sexos, entre 6 e 17 anos, no período de um ano. Além de toda a equipe tradicional do Instituto Movere, este projeto ainda envolverá atendimento jurídico e de assistência social com as crianças, jovens e suas famílias.
Crianças e jovens têm aula de culinária no Instituto Movere
Crianças e jovens têm aula de culinária no Instituto Movere
Foto: Divulgação/Instituto Movere
EmagrecimentoDepois de perder mais de 15 kg apenas com reeducação alimentar e inclusão de exercícios físicos na rotina, há 5 meses Maria Vitória ganhou, por intermédio do Instituto Movere, uma cirurgia para colocar o balão intragástrico, que potencializou o emagrecimento e fez com que ela chegasse aos 87 kg.
Com 18 anos e cursando o terceiro ano do ensino médio, ela percebe que até o rendimento escolar melhorou. Além disso, levou tudo o que ensinaram a ela para casa: come de três em três horas, segue uma dieta, faz exercícios e levou até amigos do instituto para a vida.
O que ela aprendeu nestes quatro anos? “Que emagrecer é bom, ter saúde é bom e que se pode comer de tudo um pouco.”
O irmão Nicolas, de 8 anos, que também tem problemas com peso, está começando o tratamento no instututo e Maria Vitória vai sempre acompanhá-lo com orgulho de quem sabe que virou um bom exemplo.  
Para mais informações acesse o site do Instituto Movere.
Fonte: Delas / IG
Matéria publicada pelo site http://delas.ig.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário