quinta-feira, 19 de maio de 2016

Palestras marcam a Semana do Defensor Público

Drogas, bullying e violência foram os temas debatidos
Palestra sobre drogas, bullying e violência marca a Semana do Defensor Público (Foto: Defensoria Pública do Estado de Sergipe)
A Defensoria Pública do Estado de Sergipe abriu a “Semana do Defensor Público” com uma palestra sobre drogas, bullying e violência para jovens e adolescentes do programa de aprendizagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O defensor público geral, Jesus Jairo Almeida de Lacerda, destacou o papel e a importância da Defensoria Pública. Logo em seguida, a defensora pública e coordenadora da Central de Conciliação e Mediação, Isabelle Peixoto, enfatizou os aspectos jurídicos.

A psicóloga do Centro Integrado de Atendimento Psicossocial (Ciaps), Syrlene Besouchet, chamou a atenção dos estudantes para a questão das drogas, bullying e violência nas escolas. Já a assistente social, Maria das Graças Ribeiro, falou dos efeitos das drogas na vida e na família, exibindo em seguida um emocionante vídeo que mostra como um jovem se envolve com as drogas pela fraqueza, facilidade de acesso e má influência dos amigos.

Na oportunidade, o subdefensor público geral, Raimundo Veiga, agradeceu a parceira do Senac e falou da iniciativa em promover a palestra na "Semana do Defensor Público”, que será comemorado no dia 19. “A palestra teve o objetivo de conscientizar os jovens e adolescentes quanto às consequências das drogas e da violência. A Defensoria Pública cumpre o papel social de promover a paz e harmonia entre as famílias, afinal, drogas é um caminho onde poucos conseguem sair. Essa parceria com o Senac é muito importante para a Defensoria Pública e principalmente para os alunos. Preparamos uma vasta programação, que está disponível no site da instituição, para que a população participe e conheça melhor o papel da Defensoria Pública”, disse.

A palestra sobre a problemática das drogas despertou a atenção do aluno Fabrício Oliveira Silva. “O que foi apresentado e exibido na palestra mostra que as pessoas precisam cada vez mais despertar sobre essa questão. Os temas foram bem abordados e que a Defensoria se aproxime cada vez mais do Senac, promovendo eventos como este, que foi de extremo valor”, destacou.

O estudante Michael Lira, 16 anos, aprovou a iniciativa. “Achei a palestra interessante, principalmente na questão das drogas com a exibição do vídeo. Aprendi que entrar no mundo das drogas destrói o usuário e principalmente a família, além de ser um caminho sem volta”.

Para a professora do Núcleo de Inclusão Social do Senac, Marta Luiza Rocha Santana, a presença da Defensoria Pública foi um grande presente para os jovens do Programa de Aprendizagem. “Muitos não têm acesso às informações sobre seus direitos. Sabemos que os jovens enfrentam vários conflitos, desafios e realmente essa palestra foi um grande presente. O Senac agradece bastante a iniciativa e aproveita para reafirmar a parceria com a Defensoria Pública,  através de alguns cursos”, afirmou Santana.
Fonte: Defensoria Pública de SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário