segunda-feira, 2 de maio de 2016

Bethany Mota. A lusodescendente que conquistou milhões na net

Nuno Cardoso da DN

Aos 20 anos, Bethany Mota é uma das maiores estrelas do YouTube, onde fatura 40 mil euros por mês. Está entre os jovens mais influentes da Time e já soma negócios na moda e TV

Pai português. Mãe mexicana. Energia e criatividade juvenil. Paixão pela comunicação. E um bom palmo de cara. Estavam reunidas todas as condições. Aos 20 anos, a lusodescendenteBethany Mota criou um verdadeiro império e fortuna no YouTube, onde publica há mais de seis anos os mais variados vídeos com dicas de maquilhagem, tutoriais de moda, receitas e outras temáticas dentro do génerodo it yourself.

A milionária estrela da internet avança o jornal britânico The Independent num artigo recente sobre Mota, ganha à volta de 35 mil euros por mês só à conta dos seus vídeos no YouTube (quase sempre a partir do seu quarto, a norte da Califórnia, onde vive), onde conta já com mais de nove milhões de subscritores e onde chega a atingir mais de 13 milhões de visualizações com apenas um vídeo.

Conhecida no mundo digital pela sua personalidade efusiva e educada, Bethany Mota já nasceu nos EUA, no seio de uma família numerosa (apesar de ter apenas uma irmã, Brittany), e estudou em casa. O pai, Tony, natural da ilha de São Jorge, Açores, emigrou para os EUA quando ainda era criança.

Curiosamente, segundo contou a lusodescendente numa entrevista à estação de TV Fox 9, foi na plataforma que a tornou rica e conhecida que viveu alguns maus momentos durante a juventude. "Tinha à volta de 12 anos e sofri bullying online. Uns miúdos criaram um perfil no MySpace [rede social] e toda ela com comentários negativos em relação à minha aparência. Aos 12 anos, é-se vulnerável e leva-se esse tipo de coisas a peito", disse a estrela do YouTube, que, de resto, já deu a cara por campanhas anti bullying desde então.

 
A sua popularidade na web (que mantém também com a ajuda de prémios que oferece aos fãs que melhor a ajudam a promover os vídeos do seu canal) já a levou a vencer dois Teen Choice Awards e ter até um nome para o seu grupo de admiradores, à semelhança de estrelas como One Direction, Ariana Grande, Fifth Harmony ou Demi Lovato, os Mota-vators.


Mas não só. Em 2014, foi uma das estrelas do YouTube eleitas para entrevistar Barack Obama, numa iniciativa da Casa Branca para aproximar a comunidade jovem do presidente norte-americano. Um ano antes, já tinha lançado a sua própria linha de roupa, em parceria com as marcas JCPenney e Forever 21, um perfume e ainda uma linha de acessórios ao lado da empresa Aéropostale. Como se não fosse suficiente, a lusodescendente aventurou-se no mundo da música há dois anos, com o lançamento de um single, Need You Right Now. A jovem já frisou que quer continuar a apostar na música e que está a trabalhar num futuro disco de estreia.


O salto da internet para outras plataformas não se ficou por aqui. Bethany Mota já foi repórter nos Nickelodeon Kids" Choice Awards, a convite do programa Entertainment Tonight, já foi jurada no concurso de moda de Heidi Klum Project Runway e ainda, em 2014, uma das concorrentes da 19.ª temporada deDancing with the Stars, o equivalente ao nosso Dança com as Estrelas (TVI) e um dos programas mais vistos nos EUA.


Com êxito em várias frentes, a popularidade de Bethany Mota dentro e fora do mundo digital já a levou a ser eleita pela revistaTime uma das 25 adolescentes mais influentes do mundo, nas listas anuais de 2014 e 2015. Nesta última, está ao lado de jovens como Malia Obama, Kylie e Kendall Jenner, Malala Yousafzai, Shawn Mendes, Jaden Smith e Maisie Williams.

Nenhum comentário:

Postar um comentário