quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Violência entre os jovens será debatida em evento nacional


Campo Grande terá um representante no XXIII Congresso da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj), em Brasília. O evento acontece entre os dias 20 e 21 desse mês. Entre os convidados, o psicólogo e especialista em Psicanálise, Gilberto Mattje, que ministra a palestra: “Etiologias psicológicas das diferentes formas de violência entre os jovens”.

Entre as abordagens da palestra, o psicólogo explica a importância do tema no ambiente escolar como forma de erradicação da violência entre os jovens. "Não que seja responsabilidade da escola, mas é onde encontramos os jovens. Então fazermos desse espaço um lugar privilegiado para a discussão das diferentes formas de violência que assolam nossos jovens é essencial", ressalta. O psicólogo, que também ministra aulas na universidade afirma que os docentes podem contribuir muito com pesquisas sobre as causas e abordagens desses conflitos, além de preparar profissionais para que saibam lidar com essas questões.

Conhecido nacionalmente após o sucesso da obra "Tosco", publicado pela Editora Alvorada, Mattje se dedica ao estudo do comportamento dos jovens. Seu livro foi aplicado em toda a rede municipal de ensino como instrumento de combate ao bullying e violência escolar. "Tosco" leva a auto-percepção do comportamento, a partir do momento em que o leitor se identifica com o personagem, o que para Mattje é o ponto chave para a mudança. "Somente à medida que as pessoas descobrem-se partícipes do processo que desemboca em comportamentos violentos é que uma mudança pode acontecer. Com as famílias acontece o mesmo. É comum passarem a acusar a pessoa que tem um comportamento disfuncional sem se sentirem co-responsáveis por ele", afirma.

 
O Congresso
 
Durante o evento serão abordados temas importantes relacionados à infância, troca de experiência entre os profissionais da área, além da eleição para nova diretoria da associação para o próximo biênio. Além de Gilberto Mattje, estarão palestrando o juiz João Batista Costa Saraiva, juiz auxiliar Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, juiz José Antônio Daltoé Cezar, desembargador Guaraci de Campos Vianna e desembargador Nelson Calandra.

Para o atual presidente, Desembargador Joenildo de Souza Chaves, o evento é importante a partir do momento em que se torna um instrumento para o aperfeiçoamento dos profissionais jurídicos. "Lidar com infância e juventude é muito delicado e exige que nós magistrados tenhamos o máximo de cuidado e comprometimento com a causa", finaliza.

Fonte: MS Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário