domingo, 22 de janeiro de 2012

Projeto afasta os jovens das drogas

Clique para Ampliar
FOTO: KIKO SILVA
 
Muitos jovens relatam que entraram no mundo das drogas porque não tinham a noção de seus perigos e as consequências para a saúde. A tarefa dos integrantes da Dipre é alertá-los e oferecer alternativas para uma vida com saúde
 
Clique para Ampliar
FOTO: SILVANA TARELHO
 
Delegado Germano Camelo fala das ações desenvolvidas pela Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre) nas escolas da Capital e do Interior
 
Em 2011, 67 mil jovens foram atendidos em 50 escolas do Ceará. Neste ano, a meta é chegar a 100 mil pessoas
A Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre), organismo da Polícia Civil do Ceará, começou o ano trabalhando em um novo projeto - ´Jovens Livres das Drogas´ - para atender escolas públicas e privadas em todo o Estado. A unidade especializada em prevenção às drogas e à violência contra o estudante, encerrou as atividades de 2011 com o maior número de atendimentos às escolas em todo o Estado desde 1995, quando foi criada. Em 2010, 67 mil alunos foram atendidos pelo projeto ´Uma Ciranda pela Vida´, numa média de 50 escolas por mês.

O principal intuito dos sete inspetores e escrivães destacados na Dipre, é prevenir e evitar que os estudantes entrem no perverso mundo das drogas. Neste sentido, a equipe liderada pelo delegado Carlos Alberto Germano Camelo se desloca até as escolas onde profere palestras e realiza oficinas, alertando os jovens sobre as causas e consequências do contato com as drogas.

 
PalestrasAlém dos alunos que recebem instruções em sala de aula, os policiais realizam palestras também para pais, professores e comunidade em geral. Os agentes são escolhidos de acordo com suas graduações ou especializações. A equipe conta com policiais habilitados nos cursos de Serviço Social, Direito, Letras e até Engenharia. Neste período de férias, os trabalhos nas escolas estão suspensos até fevereiro, quando os alunos retomarão suas atividades discentes. Até a volta às aulas, a Dipre fará os últimos ajustes para que o projeto ´Jovens Livres das Drogas´ alcance a meta de 100 mil atendimentos em 2012.

A nova proposta será incrementada por uma cartilha educativa com dicas de saúde e com informações sobre como o jovem deve ocupar seu tempo ocioso, com arte, pintura, esporte e leitura. "Muitos deles já tiveram o primeiro contato com as drogas, já praticam infrações motivadas pelo uso. Nosso trabalho então, visa mostrá-los um amanhã diferente, longe do vício. Tentar oferecer uma possibilidade de futuro isento do crime", ressaltou o diretor da divisão, Germano Camelo.

Para agendar a visita da equipe, que dura uma semana, a escola deve mandar um e-mail, fazer contato pelo telefone, ou, mandar um ofício para a sede da Dipre, na Delegacia Geral, no Centro de Fortaleza. A prioridade é para as áreas onde a vulnerabilidade de crimes seja maior, mas o planejamento prevê que todas as solicitações sejam atendidas.

 
EscolasEm cada escola serão ministrados dez módulos tratando de crack, alcoolismo, tabagismo, DSTs, bullying, informações científicas sobre entorpecentes, legislação brasileira no tocante ao tráfico e prevenção.

Nas oficinas, profissionais de ONGs, conselhos tutelares, secretarias de educação, esporte e assistência social são capacitados para lidar com necessidades e urgências de suas cidades no tocante ao envolvimento de crianças e adolescentes com entorpecentes. Os participantes tornam-se aptos a serem multiplicadores do trabalho de prevenção às drogas. Mais informações, telefones 3101.7374/3101.7309

 
PREVENÇÃO
5 dias é o período em que a equipe da Dipre permanece em cada uma das escolas, realizando atividades como palestras e oficinas para os alunos, seus pais, e educadores 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário