terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Escolas municipais de Curitiba terão mil novos professores

Grupo foi contratado para atuar na volta às aulas

Os nomeados começarão a trabalhar na volta às aulas, em 8 de fevereiro. "Com as contratações, atendemos a demanda das novas escolas e creches e também ampliamos o quadro para melhorar a qualidade do trabalho dos profissionais que já atuam no ensino público municipal", afirma a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag.

As nomeações são feitas no auditório do Mercado de Orgânicos. Para os profissionais de Docência 1, o período é de 17 a 23 de janeiro. Para educadores, dias 26, 27 e 30 de janeiro. Os auxiliares de serviços escolares serão nomeados em 31 de janeiro.

Depois de nomeados, os profissionais fazem um curso de formação inicial no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal da Educação. O curso apresenta a estrutura da secretaria, os equipamentos, a organização das Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba.

A intenção é mostrar aos novos profissionais questões pedagógicas e legais que norteiam a sala de aula. "Uma das estratégias para garantir a qualidade do ensino público municipal é aumentar o número de profissionais da área e também prepará-los para o trabalho", diz Liliane.

A capacitação é feita em diferentes datas. De 18 de janeiro a 1 de fevereiro serão capacitados os professores docência 1. Os educadores, de 27 de janeiro a 2 de fevereiro. Os auxiliares de serviços escolares, de 1 a 3 de fevereiro.

A duração da capacitação varia de 24 a 80 horas-aula.  Os professores do curso trabalham na Secretaria Municipal da Educação, nos departamentos de Ensino Fundamental, Educação Infantil, Tecnologia e Difusão Educacional e das coordenadorias de Atendimento às Necessidades Especiais e de Estrutura e Funcionamento de Ensino.

Além do procedimento de apresentação da rede municipal de ensino, os novos profissionais também assistem a palestras, com os temas Diversidade Étnico-racial; Bullying Escolar; Saúde Vocal; Estatuto da Criança e Adolescente/Rede de Proteção/Sinais de Alerta.

Os educadores, que terão a missão de cuidar de crianças de zero a cinco anos de idade, terão capacitação com conteúdos específicos sobre a educação infantil, como Concepção de Infância e Criança; Organização de Espaços e Tempos, Diretrizes para Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino e Parâmetros Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil.
 
Eles também conhecerão programas desenvolvidos no Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), como o Mama Nenê, de estímulo à amamentação materna nas creches.

Fonte: Jornale

Nenhum comentário:

Postar um comentário