sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Livros infantis auxiliam na conscientização sobre o bullying


 
Considerada uma das formas de violência que mais cresce no mundo, o bullying se tornou comum entre alunos e colegas em milhares de escolas e é caracterizado por agressões intencionais, verbais ou físicas, de forma repetitiva. Com o início do ano escolar, a questão volta a ser tema constante de debates sobre como tais atitudes podem afetar emocional e fisicamente uma criança. Além do isolamento ou queda no rendimento escolar, as vítimas do bullying apresentam, muitas vezes, diferentes doenças e mudanças nos traços de personalidade.
 
Existem diversas alternativas que contribuem para a redução do número de casos de bullying. A principal é conscientização das crianças, desde pequenas, pelos pais e familiares. A fim de auxiliar neste processo, a Editora Vale das Letras, de Blumenau (SC), acaba de lançar oito livros com o foco no bullying. Cada uma das obras aborda uma situação específica, relacionada à realidade de quem agride ou de quem sofre a agressão.
O destaque vai para as obras escritas pela blumenauense Nana Toledo. Do total, seis livros são de autoria de Nana. “Passamos por uma série de pesquisas e discussões com a equipe pedagógica. Sempre tivemos muito cuidado em como o bullying seria tratado, afinal é um assunto bastante polêmico. Surgiram inspirações e experiências e, por meio de uma linguagem lúdica, os livros abordam os conflitos dos personagens, de forma simples e diretas, como as próprias crianças”, explica.

A autora afirma que, a partir do contato com as histórias, a criança, o educador ou a família encontram um modo de dialogar com suas experiências pessoais e cotidianas e deste modo percebem que não estão sozinhos. “Os contos podem auxiliar para que sentimentos de medo e ansiedade gerados pelo bullying podem deixar de ser silenciados. Aí está a importância de ler e ouvir histórias, pois cada leitor vincula o conto com a situação ou virtude que está desenvolvendo na formação de sua personalidade”, destaca Nana.
 

Sobre Nana Toledo
Nana Toledo é escritora, cantora e compositora. Gravou inúmeros CDS e possui diversos livros publicados, de forma independente e pela Editora Vale das letras. Entre as coleções, estão a Casa dos Sentimentos, Poeminhas Ecológicos e Cantigas em Contos. É formada em Pedagogia e Artes, com especializações nas áreas de Alfabetização, Literatura e Musicoterapia. Com mais de 20 anos de experiência, atua como educadora musical, focalizadora de danças circulares e contadora de histórias. Presta assessoria pedagógica a empresas e instituições, além de ministrar workshops e palestras nas áreas em que atua.

Fonte: Portal da Ilha de Florianópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário