domingo, 29 de maio de 2011

Simpósio em São Bernardo discute bullying

Assunto em alta no momento, principalmente no ambiente escolar, será discutido amanhã em São Bernardo. Trata-se do 1° Simpósio sobre Bullying no Grande ABC, que ocorre entre 8h30 e 12h30, no auditório da Escola Senai Mario Amato (Avenida José Odorizzi, 1.555, no bairro Assunção). Paralelamente, tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que dispõe sobre o desenvolvimento de políticas de combate ao problema mundial por parte das instituições de ensino público e privado.

Sem termo equivalente na língua portuguesa, define-se universalmente por bullying como "conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotado por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento". Essa violência é encontrada em todas as escolas e vem se disseminado nos últimos anos, mas só recentemente está sendo estudado no Brasil.

Para discutir o tema e buscar soluções, o encontro reunirá especialistas das áreas de Educação e Jurídica. O juiz da Vara da Infância e da Juventude de São Bernardo, Luiz Carlos Ditommaso, abre o simpósio. Em seguida, a palestra será comandada pela educadora Cléo Fante, autora do livro Fenômeno Bullying, que desde 2000 pesquisa sobre a violência nas escolas. O encerramento se dará com a advogada Juliana Abrusio, professora da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

A organização é da Comissão de Segurança Pública e Cidadania da Câmara Federal. A autora do projeto de lei é a deputada Sueli Vidigal (PDT-ES), que tem o deputado William Dib (PSDB-SP), ex-prefeito de São Bernardo, como relator. O parlamentar pretende realizar plenárias para discutir o tema com especialistas e incluir as soluções no documento.

O problema do bullying ainda carece de informações consistentes para esclarecer mitos e criar programas e multiplicadores no combate aos casos de violência nas escolas. Segundo especialistas, as causas desse tipo de comportamento são inúmeras e variadas. Entre elas, carência afetiva, ausência de limites e de práticas educativas dos pais, como maus-tratos físicos e explosões emocionais violentas.

Para a autora Cléo, as consequências as vítimas de bullying são graves e abrangentes. No âmbito escolar, provoca desde o desinteresse pela instituição e deficit de concentração e aprendizagem até a queda de rendimento, absentismo e evasão escolar.

Fonte: Diário do Grande ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário