20% dos alunos e funcionários vão responder a questões sobre o tema para nortear projetos de educação para a paz nas escolas
A fim de preparar ações que visem à educação para a paz e o combate ao bullying nas escolas municipais de Cubatão, o Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada (CAPFC), da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), está organizando pesquisa de campo que vai envolver 20% de alunos e funcionários das escolas de Ensino Fundamental I e II da rede municipal.
“A intenção é verificar a existência deste tipo de comportamento nas escolas e apontar soluções para o problema”, explica o secretário municipal de Educação, Fábio Oliveira Inácio. Segundo ele, o CAPFC vem desenvolvendo este ano o Projeto Educar para a Paz, que envolve os orientadores educacionais e alguns diretores das escolas municipais, totalizando 36 profissionais.
Segundo Fábio Inácio, a aplicação da pesquisa será a partir da próxima semana. “Em junho, já teremos os dados em mãos para mapear dificuldades encontradas pelos envolvidos e basearmos nossas ações para evitarmos que o bullying se torne um problema em nossas escolas”, explica o secretário.
Fábio Inácio acredita que apenas casos isolados aconteçam nas escolas da rede municipal. “Nossos alunos costumam ser pacíficos. Até hoje, só tivemos um caso registrado deste tipo numa escola municipal. Mas através da pesquisa, vamos ter um panorama real da situação”, garante.
Ações – De acordo com a professora Roberta Bruno Couto, coordenadora do CAPFC, o resultado da pesquisa será um importante instrumento para nortear as ações de educação para a paz nas escolas. “Cada unidade usará seus resultados para desenvolver projetos específicos para evitar o bullying, incluindo essas ações no Projeto Político Pedagógico da Escola”, explica.
Palestra – O envolvimento dos diretores de escola e dos supervisores de ensino na questão é imprescindível para o sucesso do projeto. Pensando nisso, a Seduc está inscrevendo esses profissionais para participar da palestra “Convivência e Disciplina na Escola”, que será realizada dia 26 de maio, às 8h30, na Universidade Santa Cecília, em Santos. Organizada pela equipe do Proler Baixada Santista, a palestra será ministrada pelo 3º promotor de Justiça da Infância e Juventude de Praia Grande, Dr. Carlos Cabral Cabrera, que vai abordar a questão da violência escolar e mostrar a diferença entre ato infracional e ato de indisciplina.
Texto: Cecília Beu (MTb. 22.332)
20110511-SEDUC-pesquisa bullying-CB
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário