quinta-feira, 19 de maio de 2011

Bullying em pauta - Vereadores realizam audiência pública para debater e combater a prática nas escolas

VANELLE OLIVEIRA
Repórter



“Um conjunto de atitudes de violência física e psicológica que ocorrem nas instituições de ensino. Um tipo de agressão intencional, que ridiculariza, humilha e intimida suas vítimas”. Esta é a definição que Ana Beatriz Silva, autora do livro Mentes perigosas nas escolas, dá para um mal que atinge crianças e adolescentes do mundo todo: o bullying.

O bullying, palavra de origem inglesa, significa tiranizar, ameaçar, oprimir, amedrontar e intimidar. A prática já se tornou comum entre os adolescentes. Um problema que começa a ser discutido com mais intensidade diante do aumento da violência escolar. Para debater o tema em âmbito municipal, a Câmara de vereadores promove hoje uma audiência pública que pretende reunir diretores, professores, pais, alunos, psicólogos, advogados, coordenadores dos cursos de direito de todas as faculdades de Montes Claros e o presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMG, deputado Durval Ângelo (PT). A proposição é do vereador, Alfredo Ramos, também, do Partido dos Trabalhadores.

Para Alfredo, que tem em tramitação no parlamento municipal um projeto de lei que busca instituir o Programa de Combate ao Bullying, o problema não está tão longe quanto muitos imaginam. Ele afirma que a preocupação com o tema é mundial.

- Estima-se que até 35% das crianças em idade escolar estão envolvidas em alguma forma de agressão e de violência na escola. No Brasil, ainda não há pesquisas recentes sobre a prática do bullying, mas é evidente o aumento do número de agressões e atos de discriminação e humilhação em ambiente escolar. Temos o recente e triste caso da chacina da escola de Realengo, no Rio de Janeiro - explica.

Segundo o parlamentar, além de discutir o assunto e alertar pais e estudantes, a audiência pública também servirá para a adequação do projeto de lei que institui o combate ao bullying, através de ações interdisciplinares e de participação comunitária, nas escolas públicas e privadas de Montes Claros.

Entende-se por bullying atitudes de violência física ou psicológica, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, praticadas por um indivíduo ou grupos de indivíduos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

- É importante para os pais ficarem atentos, pois a proporção do problema é grande. Se a criança chega em casa triste depois da aula, provavelmente ela pode ter sofrido algum tipo de bullying que pode ser tanto sexual, de exclusão social ou psicológico, que persegue, aterroriza e manipula as vítimas alerta.

Alfredo acredita que a implantação da medida irá capacitar professores e equipes pedagógicas para a implementação das ações de discussão, prevenção, orientação do problema. Desenvolvendo campanhas educativas, informativas e de conscientização, estimulando a amizade, cooperação e o companheirismo no ambiente escolar, através de dinâmicas de integração entre alunos e professores.

- Temos que estar preparados para lidar com essas situações que infelizmente já ocorrem em nossas escolas, sejam elas públicas ou particulares. E saber diferenciar o que é uma simples brincadeira de mau-gosto de bullying de verdade. Em muitos casos até os próprios professores são ameaçados por alunos. Precisamos que a população saiba como proceder nesses tipos de situação - avalia.

Fonte: O Norte Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário