Segundo a Supervisora de Gestão Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/Suage), Sandra Passinho, a Secretaria está desenvolvendo ações de enfrentamento contra o bullying nas escolas. Ela informou que a Seduc está trabalhando com equipes de apoio multidisciplinar nas escolas.
"A sociedade maranhense pode contar com o ajuda da Seduc para combater todo o tipo de violência nas escolas; nós já somos parceiros engajados neste projeto", afirmou.
Segundo a consultora da ONG Plan Brasil, Cléo Fante, uma das maiores especialistas no tema, o seminário tem como meta difundir o assunto e buscar estratégias de enfrentamento contra o bullying no ambiente escolar.
Cléo Fante proferiu a palestra "Bullying x Educar para a paz"; e a psicopedagoga Vitória Raquel Pereira de Souza, mestranda em psicanálise, falou sobre "as implicações do bullying no processo Ensino-Aprendizagem".
Durante o evento, representantes da Promotoria Estadual de Educação, Grupo Especial de Apoio às Escolas da Polícia Militar, Secretarias Municipal e Estadual de Educação, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Estadual de Educação discutiram em uma mesa redonda o tema "Violência escolar: Ações de enfrentamento", sob coordenação da promotora de Justiça Marcia Moura Maia, do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOp-IJ).
O seminário reuniu, ainda, professores, acadêmicos, representantes de instituições públicas e privadas, profissionais das áreas da Justiça, Saúde, Assistência e do Poder Legislativo.
"Todos nós precisamos dar as mãos para combater a violência no ambiente escolar. Ações como essas são essenciais para que as crianças de hoje não se tornem adultos violentos e criminosos", disse a Deputada Estadual Eliziane Gama.
O que é Bullying
É uma forma de violência mais incidente entre crianças e adolescentes. Na prática, ocorre quando um estudante ou grupo elege como alvo outro(s), de forma repetitiva a exposições intimidatórias, por meio de apelidos pejorativos, perseguições, ameaças, difamações.
As agressões, sem motivações e cruéis, podem acontecer de diversas formas: verbal, moral, sexual, física, social, material, psicológica e virtual. As vítimas sofrem tensão crescente, o que representa risco para o uso de drogas e suicídio.
Fonte: Jornal Pequeno
Nenhum comentário:
Postar um comentário