sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Bullying é tema de palestra e apresentação em Escola Municipal

Os alunos da Escola Municipal do Parque Piauí participaram nesta quarta-feira (03) de uma aula diferente, que teve como tema o Bullying, uma prática cada vez mais comum dentro das escolas.

A atividade foi uma iniciativa que partiu dos próprios alunos e os professores souberam atendê-los com o intuito de estimular a interação e diminuir os números de agressões.


De acordo com uma das professoras à frente do projeto, Enói Cavalcante, este é apenas um começo e que aos poucos ajudará na educação do alunos. “Depois de vermos diariamente vários casos de agressões com os alunos, decidimos apoiar a vontade deles e assim fazer crescer essa necessidade de todos”, explicou.

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.São intimidações que podem até causar um certo tipo de trauma.

Para a psicóloga da escola, Valéria Thayse,crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio. “Com este tipo de aprendizagem, o alunado tende a ser menos violento e procura manter a paz com uma relação amigável, evitando assim a discriminação, hoje tão comum”, enfatizou.

O projeto piloto é desenvolvido com a ajuda dos alunos do 8º e 9º ano. Durante a apresentação realizada no auditório da escola, duas alunas, Mayara Uchoa (14 anos) e Geane (15 anos) comandaram a aula com palestras e apresentações que traduziram de fato a realidade do dia-a-dia.

Fonte: cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário