segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Ministério Público do Estado tem 20 registros de bullying

pesar de não haver dados estatísticos que revelem o número de estudantes que praticaram ou sofreram algum tipo de violência física ou psicológica por colega nas escolas, educadores reconhecem a existência na Bahia dessa prática conhecida como bullying. No Brasil, 70% dos alunos entrevistados na pesquisa Plan Brasil sobre Bullying no ambiente escolar revelaram terem visto pelo menos uma vez um colega ser maltratado na escola no ano de 2009. No Nordeste, essa incidência foi de 24%.

A promotora de justiça Edna Sara Cerqueira, que atua com adolescentes em conflito com a lei e coordena a campanha Bullying não é brincadeira, do Ministério Público da Bahia, ressalta que a denúncia, seja ela no âmbito institucional ou jurídico, é a principal arma contra este tipo de violência. “O silêncio só fortalece a impunidade”, pontua. Atualmente o MP-BA trabalha com 20 casos de atos infracionais relacionados ao bullying, sendo quatro deles cometidos com uso da internet. De janeiro a setembro deste ano, nove casos foram registrados pelo órgão.

Conforme a promotoria, muitos casos não são notificados ou são registrados como lesões corporais e somente na apuração se descobre que houve humilhação na escola. As denúncias também podem ser feitas ao Conselho Tutelar ou à Delegacia do Adolescente Infrator. As redes municipal e a estadual de ensino também não possuem estatísticas de casos que são resolvidos na instituição.

Recuperação - Para a criança e o adolescente que cometem este tipo de infração, as medidas socioeducativas adotadas vão desde a advertência até a internação em casa de acolhimento. Aos pais e educadores, conforme o especialista em psicologia educacional Carlos César Barros, cabe trabalhar com o tema de forma aberta e ficar atento a mudanças de comportamento.

Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde desta sexta-feira, 29, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.

Tire suas dúvidas

1. O que é bullying?

Comportamentos agressivos na escola, de modo intencional e repetido, sem motivações específicas ou justificáveis. Pode ser verbal, física e material, psicológica e moral, sexual ou virtual.

2. O que causa à vítima?

Desinteresse pela escola; problemas psicossomáticos, comportamentais e psíquicos, como transtorno do pânico, depressão, anorexia e bulimia, fobia escolar, fobia social, ansiedade generalizada, entre outros. Em casos mais graves, esquizofrenia, homicídio e suicídio.

3. Como detectar a vítima?

Na escola, costuma ficar sozinha. Na sala de aula apresenta postura retraída. Em casa, queixa-se de dores no período que antecede o horário da escola.


4. Como identificar um praticante de bullying?

Os bullies (agressores) fazem brincadeiras de mau gosto, gozações e constrangem alguns alunos. Em casa, têm atitudes desafiadoras e agressivas com os familiares. Mentem de forma convincente.

5. Como pais e professores podem ajudar a vítima?

Os pais devem buscar ajuda de profissionais da área de saúde mental, para que seus filhos possam superar traumas e transtornos psíquicos.

Fonte: Cartilha do Conselho Nacional de Justiça.

Onde denunciar

Os pais da vítima podem denunciar o caso na Delegacia do Adolescente Infrator. (MP: Disque 100 ou 08000-71-8400; Delegacia do Adolescente Infrator (DAI): 3116-2128 / 3381-8431).

Fonte: A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário