terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cachoeiro de Itapemirim - Professores de Cachoeiro estudam sobre bullying

Cidades - Quarenta e três profissionais ligados à educação vão a Vitória, nesta terça-feira (23), para assistir ao 1º Seminário Capixaba sobre Bullying, que vai oferecer esclarecimentos e sugestões para combater o problema, que tem preocupado educadores de várias partes do mundo.

O termo bullying, ainda é pouco conhecido pelos pais brasileiros, denomina a violência física ou psicológica intencional e repetida praticada por um ou vários estudantes em escolas. Mas a prática é antiga. Como forma de evitar que ela se torne comum nas escolas municipais, a Secretaria

Municipal de Educação tem incentivado as professoras a se inteirar, cada vez mais, sobre o tema.

Tanto que está oferecendo o ônibus para transportar o grupo de Cachoeiro, formado por gestores, professores e pedagogos de unidades de ensino da rede municipal. O veículo vai sair do Museu Ferroviário nesta terça (23), às 13h, rumo ao Centro de Convenções de Vitória, localizado no bairro Santa Lúcia, onde acontece o evento.

A maior atração do seminário promete ser a médica psiquiatra e diretora técnica das clínicas de medicina do comportamento do Rio de Janeiro e de São Paulo, Ana Beatriz Barbosa Silva, que escreveu o livro “Bullying: mentes perigosas nas escolas”, que aborda os problemas ligados à prática.

Para a pedagoga Lúcia Pinheiro a ida ao seminário é muito importante para preparar os profissionais para evitar situações de violência nas escolas municipais. “Essa preocupação da Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro em nos enviar para o seminário é uma demonstração de que não estamos parados frente às demandas atuais. Estamos atentos às questões que envolvem a educação e tomando medidas preventivas para inibir situações de violência em nossas escolas”, assinala.

Bullying também foi um dos temas do Escola que Protege

A preocupação em colocar os professores a par do tema não é novidade em Cachoeiro de Itapemirim. Desde o ano passado, profissionais da educação estão participando do “Escola que Protege”, um programa que está sendo desenvolvido por meio de parceria entre a prefeitura, o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O principal objetivo é formar profissionais de várias áreas, que lidam diretamente com as crianças, para evitar situações de violência contra elas, tais como o bullying, a exploração sexual, o trabalho infantil, entre outras. Além dos profissionais do magistério, membros do conselho tutelar, da Secretaria Municipal de Saúde e de outros órgãos ligados à proteção da infância e adolescência puderam participar.

Para evitar problemas ligados à violência, professores da rede municipal foram levados a conhecer o papel de cada integrante da rede de proteção de crianças e adolescentes, que inclui várias instituições e serviços públicos, como o conselho tutelar, a polícia, os postos de saúde, a escola, o juizado de menores, entre outros.

Além disso, eles também elaboraram planos de ação para evitar situações que coloquem as crianças e os adolescentes de bairros de Cachoeiro de Itapemirim em risco. Esses projetos já começaram, inclusive, a serem postos em prática.

Fonte: O Noticiado

Nenhum comentário:

Postar um comentário