quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Seduc leva aplicativo que combate evasão escolar e bullying para 150 mil alunos

CIDADE VERDE

O Mobieduca.me é uma ferramenta tecnológica criada para combater a evasão escolar, o bullying e contribuir para a diminuição da marginalidade. Ele está sendo ampliado no Piauí e nesta quarta-feira (23), o governador Wellington Dias está conhecendo melhor e recebendo mais equipamentos do programa na Unidade Escolar Helvídeo Nunes, na zona norte de Teresina

A tecnologia também aproxima os pais ou responsáveis da escola, e consequentemente dos filhos, porque os alunos recebem uma carteira que deve ser apresentada sempre que chegar à escola. Se faltar a aula, o sistema do Mobieduca.me identifica e alerta familiares através de mensagem, via celular. 
O criador da plataforma, Marcos Oliveira, reforça que ele serve para diminuir os índices de marginalidade, pois aproxima os alunos da escola e da família. Ele destaca que "onde já foi implantado, a gente contabilizou e no total, a 'infrequência' caiu em torno de 76%. Em Teresina, fiquei feliz em saber que pelo pouco tempo que funciona, a evasão já caiu mais de 3%".
De acordo com a secretaria de Educação do Estado, até 2016, a tecnologia já estava presente em 127 escolas e em 2017, está em 336 escolas. A Secretária de Educação, Rejane Dias, garante que até o final do ano mais de 150 mil estudantes estarão se utilizando da plataforma. "Antes de o Mobieduca.me ser implantado nas escolas do Piauí, o ano passado, a evasão estava em mais de 16% e agora já caiu para 13%", afirmou Rejane Dias. 
Formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Banco de Dados e Gerência de Projetos de TI, Marcos Oliveira é um dos idealizadores do projeto. De acordo com ele, o Mobieduca.me possui também uma ferramenta anti bullying. "Todas as escolas terão cartazes com números de uma central de denúncias e, a partir de seu celular, o aluno poderá fazer uma denúncia anônima informando algum tipo de violência física ou psicológica, dando mais segurança aos estudantes".
Com a expansão da tecnologia, todos os alunos cadastrados no Mobieduca.me receberão uma carteirinha com código de barras e, ao entrar na escola, essas carteiras serão recolhidas; em seguidas, serão passadas e registradas em um leitor de código de barras e, após o registro, o sistema que compõe o Mobieduca.me identifica imediatamente os alunos faltosos, alertando familiares.
Rejane Dias entrega cartão para aluno na Helvídio Nunes - foto - Raoni Barbosa
Alguns fatores de sucesso do Mobieduca.me estão relacionados ao baixo custo de manutenção dos equipamentos e serviços; a utilização de infraestrutura existente na escola, sem necessidade de reformas ou adaptações e a utilização de recursos humanos existentes na escola, com necessidades de treinamento mínimo.
"Essa é uma ferramenta fundamental para a gestão escolar, tanto que nas escolas que já possuem, houve a diminuição de 75% de evasão dos alunos. Outro ponto de destaque é a integração entre escola, família e comunidade, a queda na infrequência de professores e gestores, entre tantos outros benefícios", afirma a secretária Rejane Dias. 
Escola que governador estudou
A secretária Rejane Dias usou a rede social e lembrou que a escola Helvídio Nunes foi a unidade escolar em que o governador Wellington Dias estudou o colegial. Ela comenta a alegria de Wellington Dias de retornar a escola.



Lyza Freitas
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário