terça-feira, 8 de setembro de 2015

Psicologia do Desenvolvimento reúne 800 investigadores de 56 países na UMinho

Congresso da EADP estreia-se em Portugal de 8 a 12 de Setembro, debatendo temas como a imigração, bullying, família, participação cívica, entre outros.
A Universidade do Minho acolhe de 8 a 12 de Setembro a 17ª Conferência Europeia de Psicologia do Desenvolvimento. A iniciativa reúne cerca de 800 especialistas de 56 países para discutir temas do desenvolvimento humano de relevância na sociedade atual. É a primeira vez que este evento da Associação Europeia de Psicologia do Desenvolvimento (EADP) decorre em Portugal, estando a organização a cargo da Escola de Psicologia e do Instituto de Educação da UMinho.
A sessão de abertura é na terça-feira, às 17h30, no auditório A1 do campus de Gualtar. Conta com a presença do vice-reitor Rui Vieira de Castro, da presidente da EADP, Frosso Motti-Stefanidi, além das professoras Ana Tomás de Almeida e Isabel Soares, respetivamente presidentes das comissões organizadora e científica da conferência.
As trajetórias individuais nos mais variados contextos de vida e a influência destes no desenvolvimento normal e atípico numa perspetiva evolutiva são o foco de estudos que irão ser apresentados e que incluem questões sobre a imigração e minorias étnicas, bullying e agressão, família e parentalidade, estereótipos de género e questões associadas à educação na família e na escola, participação cívica dos adolescentes e jovens adultos, entre outras.

Debate sobre a ciência para a política
Está ainda previsto na sexta-feira, dia 11, das 14h30 às 16h00, no auditório A1, o debate “A Ciência para a Política”, com a intervenção de Hans-Peter Blossfeld, investigador na área da Sociologia da Educação no Instituto Universitário Europeu (Itália), Hirokazu Yoshikawa, professor de Globalização e Educação na Universidade de Nova Iorque (EUA), e Eveline Crone, da Universidade de Leiden (Holanda).
O programa de cinco dias conta com a realização de 9 palestras com especialistas convidados, 64 sessões temáticas, 59  mesas redondas, apresentação de 458  posters e 557 comunicações. Os 800 participantes poderão ainda usufruir de visitas guiadas a Braga, Guimarães, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Porto, Gerês, Douro e Santiago de Compostela (Espanha), bem como assistir a espetáculos com música e dança tradicionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário