domingo, 6 de setembro de 2015

Cansado de sofrer bullying, jovem do interior do RJ faz dieta e perde 50 kg

Daniel Galete, de 20 anos, se sentia excluído quando pesava 123 kg. Perda de peso melhorou autoestima e deu mais disposição para estudar.

Mariana LenharoDo G1, em São Paulo

Com 11 anos de idade, Daniel Figueira Galete pesava 110 kg. Na escola, era comum ouvir piadinhas relacionadas ao excesso de peso e ele acabava se sentindo excluído dos grupinhos de conversa. Aos 19, pesando 123 kg, decidiu mudar de vida porque percebeu que a insatisfação com a aparência estava atrapalhando sua vida social e impedindo que ele se relacionasse com as pessoas.
“Resolvi emagrecer mais pela questão do tratamento que você recebe como obeso. Sofria bullying, me sentia excluído e tinha vergonha de falar com as pessoas. O que me incentivou muito também foi querer ficar com uma aparência mais agradável. Tem uma menina que eu gosto na minha cidade e queria ficar mais atraente para falar com ela”, conta o jovem de Aperibé, interior do Rio de Janeiro. Apesar de ainda não ter tido coragem de se declarar, ele diz que agora está muito mais confiante para fazê-lo.
Daniel Figueira Galete mudou alimentação, passou a fazer exercícios e foi dos 123 kg para os 73 kg (Foto: Daniel Figueira Galete/Arquivo pessoal)Daniel Figueira Galete mudou alimentação, passou a fazer exercícios e foi dos 123 kg para os 73 kg (Foto: Daniel Figueira Galete/Arquivo pessoal)
A primeira coisa que fez foi mudar a alimentação. “Antes comia muito. Fazia um prato muito grande e ainda repetia. No lanche, comia hambúrguer, coxinha, quibe, sempre acompanhado de refrigerante”, relata. Hoje, raramente toma refrigerante. Os pratos enormes foram substituídos por refeições balanceadas com legumes, verduras e carnes brancas. À tarde, trocou o lanche calórico por frutas.
Raio-X Daniel Galete (Foto: G1)
Ele também passou a se exercitar, primeiro com treinos de circuito funcional. “Um amigo que é professor de educação física me incentivou a fazer. É uma aula ao ar livre de uma hora que tem abdominal, flexão, corrida... Foi bem difícil no começo, mas depois que comecei a fazer e a ver resultado, foi ficando mais fácil.” Ele fez as aulas durante quatro meses, até ganhar resistência e força para fazer outros exercícios por conta própria.
Hoje, ele faz corrida e ciclismo três vezes por semana. De manhã, corre 7 km e à noite tenta pedalar por até 30 km. Na semana passada, participou pela primeira vez de uma corrida de 5 km em uma cidade vizinha e ficou em 7º lugar. “Estou muito satisfeito, mais leve, mais disposto a fazer as coisas, trabalhar, estudar, malhar. Tenho muito mais animação.”
O fato de ter poucos recursos e morar em uma cidade pequena, de 10 mil habitantes, não o impediu de superar seu objetivo inicial, que era de pesar 80 kg. Hoje, aos 20 anos de idade e pesando 73 kg, diz que perdeu um pouco da timidez e tem mais facilidade de se relacionar com as pessoas.
Guarda-roupa  novo
Do guarda-roupa antigo, não sobrou nenhuma peça. “Trabalho como auxiliar em uma loja de roupa, isso me ajudou bastante porque tive que trocar tudo, o que foi bom porque as roupas para pessoas mais cheinhas não são legais. Agora encontro roupas mais estilosas.”
A mudança também o incentivou a pensar no futuro. “Hoje com o minha nova aparência e a minha autoestima lá em cima, tenho muito mais disposição para estudar e conquistar um futuro melhor para mim. Pretendo continuar estudando, fazer o ENEM e concorrer a uma universidade.” Ele acrescenta que o apoio da família e dos amigos ajuda, mas o que vale mesmo é a força de vontade própria.
Pratos do jovem passaram a ser balanceados como o da foto (Foto: Daniel Figueira Galete/Arquivo pessoal)Pratos do jovem passaram a ser balanceados como o da foto (Foto: Daniel Figueira Galete/Arquivo pessoal)
Sua mudança tem incentivado outras pessoas em Aperibé a adotarem hábitos saudáveis. “Minha cidade é pequena. Muita gente aqui, depois que viu minha evolução, passou a fazer exercício. As pessoas me param na rua, perguntam o que eu fiz. Às vezes até chego atrasado no trabalho porque todo mundo vem falar comigo.”
Hoje, Daniel pratica corrida e pedala três vezes por semana e tem estimulado hábitos saudáveis em outras pessoas da cidade (Foto: Daniel Figueira Galete/Arquivo pessoal)Hoje, Daniel pratica corrida e pedala três vezes por semana e tem estimulado hábitos saudáveis em outras pessoas da cidade (Foto: Daniel Figueira Galete/Arquivo pessoal)
Desde que emagreceu, Daniel conta estar menos tímido e mais confiante para se relacionar com as pessoas (Foto: Daniel Figueira Galete/Arquivo pessoal)Desde que emagreceu, Daniel conta estar menos tímido e mais confiante para se relacionar com as pessoas (Foto: Daniel Figueira Galete/Arquivo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário