terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Violência nas escolas ou violência das escolas?

Antes de iniciar a discussão desse tema, a autora sugere que se reflita sobre a origem da violência que vem marcando a vida nas escolas publicas de primeiro e segundo graus e pretende contribuir com isto voltar o olhar para dentro das escolas dos que se preocupam com a violência escolar.

As más condições de trabalho dos professores, o que é um desrespeito a esta categoria se manifesta basicamente, segundo Florestan Fernandes – sociólogo, de três formas: baixos salários, má qualidade dos cursos de formação docente e exclusão dos educadores das decisões sobre a política educacional.
 

A má remuneração faz com que os professores se submetam a jornadas de trabalho estafantes e muitas vezes em unidades distantes umas das outras, o que dificulta ainda mais a sua qualidade de vida. A má formação não lhe dá condições e técnicas apropriadas para incentivarem seus alunos a aprenderem os conteúdos curriculares e a se comportarem conforme os padrões da escola. A exclusão dos educadores das decisões sobre a política social mais contribuem para desorganizar as relações escolares do que para melhorar a qualidade do ensino.
 

O descaso dos governantes pela educação popular tem feito com que alunos cheguem a 5º série sem ao menos saber ler e escrever, o que   indica que não basta garantir acesso a escola, bem como a permanência nela, se esta falha na tarefa de educar, pois o respeito aos direitos das pessoas que nela estudam ou trabalham é fundamental.
 

Em um artigo de 1995, Alfredo Bosi critica teorias e pesquisas que durante décadas isentaram a escola e a política educacional de responsabilidade pela produção das dificuldades de aprender. Essas teorias sugerem que o fracasso   escolar é advento do próprio aluno, que sendo pobre, desnutrido e pertencente a uma família com baixa qualidade de vida, tem dificuldade de aprender.
Segundo Bosi, o “X” da questão está dentro da sala de aula, porque os educadores estão sendo... 


CLIQUE AQUI e veja trabalho completo da autora

Nenhum comentário:

Postar um comentário