domingo, 24 de fevereiro de 2013

Sesc Minas realiza projeto sobre bullying em Montes Claros


Iniciativa leva palestras, oficinas e ações educativas para escolas públicas da cidade

Nos dias 22, 26 e 27 de fevereiro e 13 e 14 de março, duas escolas estaduais de Montes Claros, terão uma rotina diferente. Neste período, o Sesc Minas realiza o Projeto Bullying: Respeite as Diferenças, na Escola Estadual Antônio Canela e Escola Estadual Eloy Pereira. As ações são gratuitas e buscam o respeito às diferenças e a convivência harmônica dentro das instituições de ensino. A iniciativa é voltada para diretores, professores e alunos.

Com o objetivo de trabalhar o conceito bullying, o projeto pretende discutir e propor alternativas para que as pessoas saibam lidar com essa realidade dentro do ambiente educacional. Para isso, o Sesc Minas promoverá no dia 22/02, uma capacitação para cerca de 150 profissionais da educação, entre diretores, professores e supervisores das escolas adotadas. Nesse encontro, o Coronel da Policia Militar de Belo Horizonte, Paulo Leonardo Benício Praxedes, ministrará uma palestra sobre bullying e cyberbullying. Além disso, haverá uma oficina sobre o papel da escola frente a esse tipo de comportamento.

Na segunda fase do projeto, os trabalhos serão desenvolvidos nas instituições de ensino. Junto com os alunos, serão promovidas rodas de conversa, pesquisa e levantamento de dados que possibilitem identificar a ocorrência de bullying nas escolas, campanha informativa e a criação de uma Patrulha Anti-Bullying, formada pelos próprios estudantes, com o objetivo de combater a violência dentro do ambiente escolar e na comunidade. Entre os destaques da programação, está a realização do concurso de redação. A coordenação do projeto escolherá, entre as turmas, o melhor texto sobre o tema trabalhado. A sala premiada ganhará um dia de recreação no Sesc Montes Claros.

Serviço:
Evento: Projeto Bullying: Respeite as Diferenças.

- 22/02/2013:
8h às 12h: Palestra e oficina para profissionais da educação.
Local: Sesc Montes Claros (Rua Viúva Francisco Ribeiro, 200 – Centro).

- 26/02/2013:
8h às 11h e 14h às 17h: Roda de Conversa, diagnóstico, campanha informativa, concurso de redação, eleição da Patrulha Anti-Bullying.
Local: Escola Estadual Antônio Canela (Av. Nossa Senhora de Fatima, 2239 - São Geraldo).

- 27/02/2013:
8h às 11h e 14h às 17h: Roda de Conversa, diagnóstico, campanha informativa, concurso de redação, eleição da Patrulha Anti-Bullying.
Local: Escola Estadual Eloy Pereira (Av. Dr. João Luiz Almeida, 60 – Guilhermina).

- 13/03/2013:
16h: Encerramento do projeto.
Local: Escola Estadual Antônio Canela.

-14/03/2013:
16h: Encerramento do projeto.
Local: Escola Estadual Eloy Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário