Resumo
Objetivo: compreender a experiência e especificidades dos
episódios de violência na escola, frente à declaração de funcionários de
uma escola do município de Divinópolis-MG. Método: utilizou-se o método
qualitativo, sendo os dados coletados por meio de entrevistas com
roteiro semiestruturado. Os dados foram avaliados por meio da análise de
conteúdo. Resultados: para os funcionários, a instituição de ensino
está à sujeição de uma desordem que vem difundindo e tornando a
fragilidade sua personagem principal. Envolvendo toda a equipe escolar, a
violência adentra na qualidade do serviço destes, com efeitos em suas
histórias de violência como testemunhas, vítimas e/ou ouvintes.
Considerações Finais: a pesquisa mostra que a violência tem origens
multifatoriais. O foco dessas intervenções compreende redução do
comportamento inadequado dos estudantes e habilitação/fortalecimento do
comportamento dos funcionários e demais membros do ambiente escolar.
Palavras-chave
Violência; Comportamento do adolescente; Instituições acadêmicas.
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