sábado, 25 de abril de 2015

Com projeto na web, jovem gaúcha perde 38kg e recupera autoestima

Ana Maria, 27 anos, descreveu todo o processo em vídeos na internet. Publicitária criou o #ProjetoAnaGostosa e mudou o estilo de vida.


Rafaella FragaDo G1 RS

Ana Maria decidiu mudar de vida: inclusive emagrecer (Foto: Ana Maria De Cesaro/Arquivo pessoal)Ana decidiu mudar radicalmente de vida: inclusive emagrecer (Foto: Ana Maria De Cesaro/Arquivo pessoal)
Ao compartilhar detalhes de sua vida pessoal em textos publicados em um blog, a gaúcha Ana Maria De Cesaro, 27 anos, atraiu admiradores e virou personagem da internet. Autora de umapágina com mais de 100 mil seguidores no Facebook, a publicitária de Porto Alegre descobriu na web uma forma de ajudar a si mesma, aos outros e ainda ganhar dinheiro com isso.
"Namaria", como ela é chamada pelos internautas, descreveu todo o processo de reeducação alimentar e o início da prática de exercícios físicos diários naquele que batizou de #ProjetoAnaGostosa. Cada grama a menos era dividido e comemorado por leitores desconhecidos, que passaram a incentivá-la e admirá-la. Como resultado, reduziu 38 kg, alterou o manequim de 54 para 44, mudou o estilo de vida e recuperou a autoestima.
Queria parar de comprar roupa em loja especializada para obesos"
Ana Maria, 27 anos
"É uma mudança para a vida inteira. Nunca pensei em voltar a comer tudo o que comia. Nem consigo. Hoje gosto de levar uma vida mais saudável", diz ao G1 a moça que trabalha como 'vlogueira' - escreve posts para um blog e grava vídeos que são publicados em um canal no YouTube.
Também é verdade que a genética não privilegiou Ana quando o assunto é peso. Descendente de italianos, massas e doces eram alimentos comuns à mesa da família, o que incidiu ainda mais em sua tendência à obesidade. Ela conta que, como toda ex-gordinha, foi vítima de bullying na escola e inclusive dentro de casa.
"Sofria muito bullying. Mas na minha cabeça, acreditava que eu era muito maior do que realmente eu era. Eu tinha 8 anos e usava camiseta GG adulta masculina, porque queria esconder meu corpo. Tinha vergonha", desabafa.
Manequim de Ana Maria diminui 10 números: passou do 54 para o 44 (Foto: Montagem sobre fotos/Ana Maria De Cesaro/Arquivo pessoal)Mudança em 5 anos: manequim de Ana Maria diminui 10 números durante o projeto #AnaGostosa: ela passou do 54 para o 44 (Foto: Montagem sobre fotos/Ana Maria De Cesaro/Arquivo pessoal)
O 'start' - para usar a linguagem virtual - para a mudança foi dado em 2010, quando ela começou a publicar vídeos no YouTube, durante um mochilão pela Europa. Aplicativos como Vine e Instagram sequer existiam. De volta ao Brasil, Ana, que é fã de tecnologia, lançou o blog "Tá, e Daí?". Mas logo decidiu deixar o Rio Grande do Sul para buscar, em São Paulo, o sonho de trabalhar só com internet. Então com 22 anos, terminou o namoro, largou o emprego como professora de artes marciais e com R$ 500 no bolso desembarcou na capital paulista decidida a mudar de vida.
"Larguei meu antigo emprego, vendi minha escola de artes marciais, onde eu dava aula, terminei meu namoro. Deixei tudo pra trás e fui buscar uma vida nova", lembra. Dois anos depois, estava obesa. Pesando 115 kg com 24 anos, declarou oficialmente guerra ao excesso de peso. Foi à nutricionista, trocou refrigerantes, doces e frituras por frutas, verduras e legumes e passou incluir no cardápio porções de carboidratos complexos, como arroz integral e batata doce. Combinou exercícios físicos diários e batizou o projeto de "Ana Gostosa”.
Ana Maria fechou a boca e investiu nos exercícios físicos (Foto: Ana Maria De Cesaro/Arquivo pessoal)Ana Maria fechou a boca e investiu nos exercícios
físicos (Foto: Ana Maria De Cesaro/Arquivo pessoal)
"Minha estrutura é de quadril largo. Sou grande. Se eu quisesse ser magrela, ficaria frustrada. Nunca ia dar, porque não sou assim. Eu queria parar de comprar roupa em loja especializada para obesos, coisa que eu fiz desde os 16 anos. Era muito triste", recorda. 
Com franqueza e bom humor, Ana passou a relatar a dor e delícia de ser o que é. Foi sucesso instantâneo. O primeiro vídeo publicado na web teve 350 mil visualizações em uma semana. Mas se, por um lado, Ana conquistou adeptos e admiradores, também despertou a ira de vários internautas.

"No começo foi horrível. A internet é um espaço criativo muito bom, mas pode ser muito cruel também. Por terem um computador na frente delas, as pessoas acham que podem falar qualquer coisa. Me atacaram por eu ser mulher e por eu ser gorda", afirma.
Além das críticas, difícil também foi encarar a odiada academia. "Como eu era muito gorda, tinha vergonha de ir para a academia, de entrar na sala de musculação. Foi um trabalho de superação", diz.
Aos poucos, Ana foi percebendo os resultados. Conforme foi emagrecendo e notando que as roupas já ficavam folgadas, sabia que estava no caminho certo. "Descobri o prazer do exercício. E ainda bem que eu não desisti. Cinco anos depois, estou vivendo disso [internet], fazendo o que amo e ainda ajudando pessoas", comemora.
É essa autoestima e mensagem de persistência que Ana tenta transmitir nos vídeos. "Recebo cerca de 100 mensagens por dia de pessoas pedindo ajuda, dicas de dieta, dicas de exercício, dicas de motivação. Eu estou expondo a minha vida há tanto tempo. Esse é o grande combustível de continuar: saber que as pessoas estão mudando a vida delas também".
Ana fez cirurgia reparadora para eliminar a pele do abdômen (Foto: Ana Maria De Cesaro/Arquivo pessoal)Ana fez cirurgia para eliminar a pele acumulada no
abdômen (Foto: Ana Maria/Arquivo pessoal)
Ana não dá tanta importância para os números que aparecem na balança. O importante, segundo ela, é sentir-se bem. Por isso, em 2013 ela decidiu voltar para Porto Alegre, onde juntou as economias para realizar cirurgias para eliminar a pele que sobrou com a redução de medidas. Se recuperando de uma abdominoplastia e mamoplastia, realizadas há um mês, já tem marcada a data do novo procedimento, que vai remover o excesso de pele nos braços e na parte interna das coxas. “Apesar de ter emagrecido, meu corpo ainda estava muito feio. Eu não me gostava. Tinha a sensação que a Ana obesa estava sempre em mim", comenta.
Já com data para acabar, o #ProjetoAnaGostosa será concluído com um ensaio fotográfico que vai comparar o antes e depois da publicitária. Mas apesar de estar na reta final, a autora da missão sabe que, pessoalmente, o plano deve ser levado adiante para o resto da vida. "Paciência, acima de tudo, foi o mais importante", indica. Tudo o que passou para chegar lá poderá ser relembrado quando ela concretizar o objetivo de publicar um livro: durante todo período, Ana transformou a experiência que viveu em texto e pretende publicar o conteúdo em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário