Ana Carina Stelko-Pereira, Paloma Pegolo de Albuquerque, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Resumo
As
consequências da violência escolar para os estudantes vitimizados têm
sido muito estudadas: sintomas de depressão, ansiedade, notas baixas,
abandono escolar, bem como comportamentos agressivos. O objetivo desse
artigo é analisar a percepção dos estudantes sobre a atuação dos
funcionários escolares em situações de violência na escola. Um
questionário de autorrelato desenvolvido para o estudo, com questões
acerca das experiências de vitimização escolar nos últimos seis meses,
foi utilizado em três escolas com diferentes características
socioeconômicas do público atendido numa cidade do Sul do Brasil.
Participaram aproximadamente 220 estudantes por escola (669 estudantes
no total), 53,7% eram meninas e 46,3% eram meninos, com uma média de
idade de 12,9 anos, da quinta a oitava séries do Ensino Fundamental. Não
houve diferença significativa entre as escolas acerca da proteção
fornecida pelos funcionários. Na presença destes, em média 78% dos
estudantes foram xingados (chi-square, d.f.=4, Z=7.892, p=0,096), 54%
foram ameaçados (chi-square, d.f.=4, Z=2.742, p=0,602), e 54% agredidos
fisicamente (chi-square, d.f.=4, Z=8.181, p=0,085). Quando os estudantes
tinham problemas na escola, a maioria contou aos pais (63%), 55%
relataram aos amigos, sendo os professores escolhidos em terceiro lugar
(19%), (alguns estudantes não relataram a qualquer pessoa - 11%). Quando
os estudantes não são protegidos pela equipe escolar podem tentam
revidar as ofensas sofridas, agregarem-se a gangues e usar a violência
como norma social.
Palavras-chave: violência na escola; funcionários escolares; percepção dos estudantes.
Palavras-chave: violência na escola; funcionários escolares; percepção dos estudantes.
Agência financiadora: FAPESP
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REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Semestral. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br
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Fonte: Revista Eletrônica de Educação, Vol. 6, No 2 (2012)
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