quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Mais de 8 mil alunos e professores já responderam a pesquisa sobre bullying em SC

Foto: Divulgação
Pesquisa que segue até esta sexta-feira, dia 7, está em sua segunda fase e é aplicada em escolas de
Encerra-se na sexta-feira (07) o prazo para alunos e professores da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina responderem a segunda fase da pesquisa: “Violência nas Escolas: Dados Norteadores” que aborda a temática bullying e outras formas de violência nas escolas e em seu entorno. 
 
A pesquisa iniciou no dia 30 de outubro e a previsão de encerramento era para 30 de novembro. De acordo com Suelen Librelotto Sirugi, psicóloga e coordenadora de Pesquisas da Editora Alvorada, o adiamento da pesquisa foi muito positivo pois “desta forma professores e alunos que estavam em processo de finalização de ano, provas e conteúdos em suas escolas tiveram a oportunidade de participar do levantamento também”. Até a apuração realizada no dia 30 de novembro, 6.852 alunos e 488 professores cadastrados no projeto ‘Tosco em Ação’ haviam respondido ao questionário.  Hoje, 05 de dezembro, este número é de 7.587 alunos e 558 professores. 
 
“A expectativa é de que nestes últimos dias os números cresçam ainda mais, sobretudo o de professores respondendo. Como a Pesquisa Pós é mais rápida e não exige que coloquem código de acesso, acreditamos que seja ainda mais fácil participar”, afirma Suelen. A rapidez da Pesquisa Pós deve-se ao fato de ela ser realizada de forma interativa via Internet, por meio do site www.redetosco.com.br/pesquisas.
 
A pesquisa “Violência nas Escolas: Dados Norteadores” faz parte do projeto ‘Tosco em Ação’ e dividiu-se em duas etapas: a Pesquisa Pré e a Pós. A Pré consistiu em um questionário que envolvia perguntas relacionadas à vivência cotidiana dos jovens e professores, a fim de descobrir se a violência está presente ou não na família, escola e comunidade. Na Pré, 12.078 alunos e 1.515 professores responderam ao questionário.
 
A etapa da Pesquisa Pós, a qual Santa Catarina está, tem a função de avaliar o aproveitamento do projeto ‘Tosco em Ação’ nas escolas, no intuito de identificar seus impactos, alcances e limites para lidar com a violência no contexto escolar. 
 
O projeto ‘Tosco em Ação’ tem como base a utilização do livro “Tosco”, de Gilberto Mattje e é realizado pela Editora Alvorada. O livro conta a história de um adolescente que sofre com a violência e procura meios para tornar-se uma pessoa melhor. Além das pesquisas pré e pós projeto, fazem parte das ações o acompanhamento personalizado as escolas, capacitação pré de professores e apoio com materiais e orientações. 
 
Santa Catarina é o segundo Estado a participar do levantamento
Mato Grosso do Sul também já participou da pesquisa. Com o nome: “Cenário de violência nas escolas de MS: relato de pesquisa” os dados já foram até apresentados em evento em Lorena, interior São Paulo. Mais de 40 mil alunos e professores participaram do levantamento pré e pós.  A pesquisa mostrou que após o trabalho com o Projeto ‘Tosco em Ação’, 87% dos estudantes que leram o livro de Gilberto Dari Mattje, disseram que alteraram sua forma de comportamento positivamente. 
 
Destes, 37% passaram a respeitar mais as pessoas, 19% pararam ou diminuíram as piadas sobre os colegas, 17% estão mais interessados pelas atividades escolares, 15% estão menos agressivos e os demais passaram a se relacionar melhor com os colegas. 
 
Com a apresentação dos dados da pesquisa, escolas de todo o Estado puderam traçar metas direcionadas e específicas em relação à violência e bullying escolar.
 

Fonte: A Crítica de MS

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