Encerra-se na sexta-feira (07) o prazo para alunos e professores da
Rede Estadual de Educação de Santa Catarina responderem a segunda fase
da pesquisa: “Violência nas Escolas: Dados Norteadores” que aborda a
temática bullying e outras formas de violência nas escolas e em seu
entorno.
A pesquisa iniciou no dia 30 de outubro e a previsão de encerramento
era para 30 de novembro. De acordo com Suelen Librelotto Sirugi,
psicóloga e coordenadora de Pesquisas da Editora Alvorada, o adiamento
da pesquisa foi muito positivo pois “desta forma professores e alunos
que estavam em processo de finalização de ano, provas e conteúdos em
suas escolas tiveram a oportunidade de participar do levantamento
também”. Até a apuração realizada no dia 30 de novembro, 6.852 alunos e
488 professores cadastrados no projeto ‘Tosco em Ação’ haviam respondido
ao questionário. Hoje, 05 de dezembro, este número é de 7.587 alunos e
558 professores.
“A expectativa é de que nestes últimos dias os números cresçam ainda
mais, sobretudo o de professores respondendo. Como a Pesquisa Pós é mais
rápida e não exige que coloquem código de acesso, acreditamos que seja
ainda mais fácil participar”, afirma Suelen. A rapidez da Pesquisa Pós
deve-se ao fato de ela ser realizada de forma interativa via Internet,
por meio do site www.redetosco.com.br/pesquisas.
A pesquisa “Violência nas Escolas: Dados Norteadores” faz parte do
projeto ‘Tosco em Ação’ e dividiu-se em duas etapas: a Pesquisa Pré e a
Pós. A Pré consistiu em um questionário que envolvia perguntas
relacionadas à vivência cotidiana dos jovens e professores, a fim de
descobrir se a violência está presente ou não na família, escola e
comunidade. Na Pré, 12.078 alunos e 1.515 professores responderam ao
questionário.
A etapa da Pesquisa Pós, a qual Santa Catarina está, tem a função de
avaliar o aproveitamento do projeto ‘Tosco em Ação’ nas escolas, no
intuito de identificar seus impactos, alcances e limites para lidar com a
violência no contexto escolar.
O projeto ‘Tosco em Ação’ tem como base a utilização do livro “Tosco”,
de Gilberto Mattje e é realizado pela Editora Alvorada. O livro conta a
história de um adolescente que sofre com a violência e procura meios
para tornar-se uma pessoa melhor. Além das pesquisas pré e pós projeto,
fazem parte das ações o acompanhamento personalizado as escolas,
capacitação pré de professores e apoio com materiais e orientações.
Santa Catarina é o segundo Estado a participar do levantamento
Mato Grosso do Sul também já participou da pesquisa. Com o nome:
“Cenário de violência nas escolas de MS: relato de pesquisa” os dados já
foram até apresentados em evento em Lorena, interior São Paulo. Mais de
40 mil alunos e professores participaram do levantamento pré e pós. A
pesquisa mostrou que após o trabalho com o Projeto ‘Tosco em Ação’, 87%
dos estudantes que leram o livro de Gilberto Dari Mattje, disseram que
alteraram sua forma de comportamento positivamente.
Destes, 37% passaram a respeitar mais as pessoas, 19% pararam ou
diminuíram as piadas sobre os colegas, 17% estão mais interessados pelas
atividades escolares, 15% estão menos agressivos e os demais passaram a
se relacionar melhor com os colegas.
Com a apresentação dos dados da pesquisa, escolas de todo o Estado
puderam traçar metas direcionadas e específicas em relação à violência e
bullying escolar.
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