domingo, 2 de dezembro de 2012

Concurso de redação promove paz escolar e reflete sobre a violência


Promover a paz escolar, desenvolver habilidades de escrita e leitura, estimulando adolescentes na construção de uma sociedade menos violenta, em que o diálogo seja ator principal para a busca de resolução de conflitos.  Esse foi o objetivo do concurso de redação da Escola Catarina Lima, realizado na manhã de segunda-feira, 05 de novembro, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza.

Com o tema paz na escola, o concurso de redação estimulou a paz escolar entre adolescentes do 5° e 9° ano do centro de ensino, incentivando a reflexão acerca da temática da não violência no âmbito educacional, como forma de diminuir os elevados índices de violência escolar no grande Bom Jardim.


Para celebrar o momento e premiar as melhores redações, foi realizado um momento lúdico em que além de informar e agraciar os ganhadores, foram lidas as melhores redações, seguido da apresentação de um grupo musical de adolescentes do projeto Crescer com Arte.


Visivelmente felizes, os alunos se envolveram no momento com grande entusiasmo, celebrando com os amigos vitoriosos, dançando e cantando as músicas da apresentação artística.


Para a vice-diretora da escola, Zélia Freire, o concurso trouxe reflexão e motivação para os 109 alunos inscritos. “Eu acompanhei a expectativa dos alunos. Eles perguntaram e pesquisaram sobre o tema, inclusive nos jornais. Esse concurso elevou a autoestima deles, mostrou que com o seu próprio esforço, eles poderiam promover a paz escolar e ainda serem premiados”, disse.


Boas práticas

Já a professora de literatura Claudênia Costa disse que o momento fortalece boas práticas escolares e o empoderamento de crianças e adolescentes. “Essa atividade dá possibilidade de crescimento a adolescentes que vivem em realidades difíceis, pois mostra que, através do esforço e da disciplina, eles podem alcançar seus objetivos, mudar suas realidades”, enfatizou.

Segundo o vencedor do concurso Domilson Alves, 16 anos, paz na escola é ter a união de todos os colegas, vivendo em paz, sem brigas. “Me sinto muito bem por ter ganho. A vitória foi importante, pois me preparei e me esforcei”, falou.


Os melhores textos serão publicados no Jornal Comunitário Informativo BJ, nos blogs de Tdh e dos Núcleos de Mediação Comunitária do Ministério Público e ainda foram agraciados com prêmios.


Reconhecida como uma escola com altos índices de violência e entre os piores índices de desenvolvimento escolar de Fortaleza, a Escola Catarina Lima começa a vivenciar novos horizontes.


Através do projeto Por uma Cultura de Paz – Práticas Restaurativas nas Escolas, parceria entre a Escola Catarina Lima, Terre des hommes Lausanne no Brasil e o Ministério Público, vem sido desenvolvidas e fortalecidas séries de ações que buscam melhorias escolares, implementando uma cultura de diálogo e paz escolar.


Fonte: Agência da Boa Notícia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário