Maria Alda de Sousa – UFC.
A violência manifesta no espaço escolar através de práticas como o
“bullying” vem, contemporaneamente, chamando atenção de diferentes
setores da sociedade brasileira, seja visando à identificação deste
fenômeno, seja demandando intervenções para a resolução do problema.
Sabe-se que a violência entre jovens, em sua forma física ou simbólica,
não é um problema novo no cotidiano da escola. Entretanto, por seu
caráter multifacetado, a violência escolar vem assumindo novas dimensões
e significados a partir de diferentes contextos socioculturais. Este
trabalho visa suscitar reflexões sobre as relações de poder no ambiente
escolar a partir da problematização do chamado bullying. Tomo como ponto
de partida mediações e intervenções realizadas por mim junto a
professores da rede pública de ensino de Fortaleza-Ce participantes do
curso de Formação em Educação em Direitos Humanos (MEC/SECADI/Instituto
UFC Virtual), em 2012. Quais situações são compreendidas como bullying? O
que pensam os atores escolares sobre esse fenômeno? Até onde os
aspectos socioculturais interferem na produção do bullying entre jovens?
São algumas questões de partida.
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