domingo, 16 de dezembro de 2012

ESCOLA, JUVENTUDES E VIOLÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE O FENÔMENO DO BULLYING

Maria Alda de Sousa – UFC.
A violência manifesta no espaço escolar através de práticas como o “bullying” vem, contemporaneamente, chamando atenção de diferentes setores da sociedade brasileira, seja visando à identificação deste fenômeno, seja demandando intervenções para a resolução do problema. Sabe-se que a violência entre jovens, em sua forma física ou simbólica, não é um problema novo no cotidiano da escola. Entretanto, por seu caráter multifacetado, a violência escolar vem assumindo novas dimensões e significados a partir de diferentes contextos socioculturais. Este trabalho visa suscitar reflexões sobre as relações de poder no ambiente escolar a partir da problematização do chamado bullying. Tomo como ponto de partida mediações e intervenções realizadas por mim junto a professores da rede pública de ensino de Fortaleza-Ce participantes do curso de Formação em Educação em Direitos Humanos (MEC/SECADI/Instituto UFC Virtual), em 2012. Quais situações são compreendidas como bullying? O que pensam os atores escolares sobre esse fenômeno? Até onde os aspectos socioculturais interferem na produção do bullying entre jovens? São algumas questões de partida.

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