sábado, 3 de julho de 2010

"Os pais têm de ser pais, não amigos", opina juíza sobre caso de bullying em Carazinho

Vera Deboni acredita que os responsáveis não podem ter medo de impor limites aos filhos

Se os pais fossem mais rígidos e controlassem as atitudes de seus filhos, um fato ocorrido em Carazinho teria sido freado desde seu início. Esta é a opinião da juíza Vera Deboni, da Vara da Infância e Juventude em Porto Alegre, sobre um caso de bullying ocorrido no município do norte do Estado.

A 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenou a mãe de um jovem de Carazinho a pagar indenização de R$ 5 mil por danos morais. O filho dela criou um site com a finalidade de ofender um colega de classe. Segundo o Tribunal de Justiça do RS, o ato caracterizou-se por bullying.

Segundo Vera, os responsáveis não podem ter medo de impor limites aos filhos e lembra da "responsabilidade objetiva" dos pais na questão jurídica.

— Eles respondem em questões indenizatórias pelos filhos — diz a juíza.

— A fronteira entre uma brincadeira e um dano moral é tênue. Quando que se transforma em dano? Quando a situação vira constrangimento — aponta Vera.

Em Carazinho, foram feitas montagens fotográficas nas quais o autor da ação aparece ora com chifres, ora com o rosto ligado a um corpo de mulher. Segundo ele, após muita insistência e denúncias por mais de um mês, o provedor cancelou o fotolog. O adolescente também recebia e-mails com conteúdo ofensivo.

Os fatos ocorreram enquanto o autor da ação ainda era adolescente e, segundo ele, foram muito prejudiciais, havendo necessidade de recorrer a auxílio psicológico.

— Os pais têm de ser pais, não (da turma de) amigos. Eles acreditam que têm de respeitar a individualidade do filho, mas não. Eles têm papeis claros, papel de limitador — explica a juíza, lembrando da recomendação que faz aos responsáveis nos casos em que julga.

— É próprio testar, passar dos limites. O pai e a mãe têm de dizer "chega, aqui não". Senão ele (o filho) vai além — conclui.

Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário