segunda-feira, 26 de julho de 2010

Bullying é tema de seminário de professores em Nova Porteirinha

NOVA PORTEIRINHA – Considerado uma das formas de violência que mais cresce no mundo e afeta, principalmente, crianças e adolescentes, o bullying foi debatido em Nova Porteirinha, nos dias 20 e 21 deste mês, durante o Seminário de Educação promovido pela Secretaria Municipal de Educação e reuniu aproximadamente 200 educadores, a maioria da rede municipal de Ensino.

Para a secretária de Educação de Nova Porteirinha, Simone Almeida, a participação maciça dos educadores demonstra o quanto os professores e outros profissionais se interessam pela capacitação promovida pela prefeitura e também na habilitação para lidar com assuntos e fatos pertinentes ao ensino e também na contribuição da formação cidadã dos alunos.

Durante palestra, a Psicóloga Mariana Souza Meireles ponderou sobre as conseqüências psicológicas do Bullying, fazendo uma abordagem completa sobre o conceito, conseqüências, formas de manifestações, além de exemplos práticos relatados nacionalmente.

Combater a violência no ambiente escolar tem sido um grande desafio para os gestores e os profissionais da educação de todo o país. A professora Varmi Martins elogiou a iniciativa da secretaria municipal de Educação pela realização do seminário. Isso, segundo ela explicou, possibilita aos educadores a ampliação do conhecimento e compreendam o fenômeno bullying e saibam diferenciar esse tipo de violência de brincadeiras próprias de cada idade.

No seminário os educadores foram orientados sobre o cyberbullying é um tipo de bullying melhorado. É a prática realizada através da internet que busca humilhar e ridicularizar os alunos, pessoas desconhecidas e também professores perante a sociedade virtual. Apesar de ser praticado de forma virtual, o cyberbullying tem preocupado pais e professores, pois através da internet os insultos se multiplicam rapidamente e ainda contribuem para contaminar outras pessoas que conhecem a vítima.

Os meios virtuais utilizados para disseminar difamações e calúnias são as comunidades, e-mails, torpedos, blogs e fotologs. Além de discriminar as pessoas, os autores são incapazes de se identificar, pois não são responsáveis o bastante para assumirem aquilo que fazem. É importante dizer que mesmo anônimos, os responsáveis pela calúnia sempre são descobertos.

Fonte: O Norte de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário