segunda-feira, 19 de julho de 2010

O terror do bullying nas escolas

Apesar de sempre ter estado presente nas escolas, o bullying tem se tornado uma discussão mais frequente no universo escolar em Rondonópolis. Atitudes intencionais e repetidas de exclusão, ameaça, zombaria e até agressão entre pessoas caracterizam o bullying, termo inglês que tem sido cada vez mais difundido. É um mal que tem sido praticado em todos os ambientes, mas ganha atenção especial nas escolas, independente de ser pública ou particular. O desafio das escolas agora, mais do que identificar esse assédio, é como lidar com esse problema que traz dor, angústia, depressão e pode atingir a sociedade, com ações de criminalidade e violência.

A estudante Bruna Meneghetti, de 16 anos, enfrentou o problema do bullying durante a infância e conta que foi um período muito difícil. “Você não tem ideia do transtorno que gera na família!”, relata a avó de Bruna, a professora aposentada Marily Meneghetti, lembrando que as conversas com professores e psicólogo eram constantes na época. O bullying, nesse caso, se deu principalmente através da exclusão dos demais alunos quando Bruna cursava a 5ª série. “Nós ficamos revoltados porque ela era até ofendida verbalmente”, acrescenta a avó, dizendo que no grupo sempre tinha uma líder que puxava as brincadeiras de mau gosto e alguns alunos que eram influenciados.

Em entrevista ao Jornal A TRIBUNA, Bruna explica que sempre foi muito tímida, o que, talvez, possa explicar o motivo da exclusão que sofria. A estudante diz que nunca teve fortes laços de amizade dentro da escola. “Não via a hora de acabar a aula. Também nunca gostei da hora do recreio”, recorda. Para resolver o problema, diz que procurou mudar de turma, mas não adiantou. “Sentia-me triste porque queria ter a amizade delas”, argumenta a adolescente. “Ela chorava muito”, continua a avó, sobre o problema vivido pela neta, mas que hoje foi superado. A estudante diz que começou a superar o problema quando procurou mudar o seu jeito de ser, no final do ensino fundamental.

Casos como o de Bruna ocorrem e sempre ocorreram nas escolas de um modo geral. Não há números oficiais desses tipos de casos, até porque envolvem crianças e adolescentes nas escolas e, em grande maioria, acabam não sendo encarados pelas pessoas como práticas criminosas. Conheça um pouco mais sobre as diversas faces desse mal na reportagem especial do Jornal A TRIBUNA deste domingo.

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Pesquisa mostra que falta atitude diante do bullying

O mundo do bullying foi tema de um trabalho de feira de ciências, em 2009, de sete alunos do Centro Integrado de Ensino (CIE), instituição particular no bairro Vila Aurora. A estudante Bruna Meneghetti, que foi vítima de bullying na infância, foi uma das integrantes do trabalho “Bullying e juventude: como lidar com esse desrespeito na escola”, que realizou, inclusive, uma pesquisa no colégio. Uma das constatações principais é que a maioria dos professores não toma nenhuma atitude diante desse assédio entre os alunos.

Bruna Meneghetti informou que outra colega que participou do trabalho também já havia sofrido bullying no período escolar. Ela explica que um dos motivos para explorar esse tema foi justamente a tímida abordagem nas escolas. Eles estudaram o assunto por cerca de quatro meses, se valendo de livros, internet e pesquisa. Foram entrevistados na pesquisa alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio (1º ao 3º ano). Entrevistaram 20 alunos por turma, sendo metade de cada sexo.

Entre os questionamentos da pesquisa, o grupo constatou que a maioria sabe o que é bullying. No ensino fundamental, 82% dos alunos disseram que compreendem o termo e, no ensino médio, 93% disseram conhecê-lo. Questionados se já haviam sofrido bullying, 38% dos estudantes pesquisados afirmaram que sim e, no ensino médio, o número sobe para 58%.

A prática do bullying tem um percentual considerável, segundo a pesquisa. No ensino fundamental, 36% dos alunos reconheceram ter praticado esse desrespeito e, no ensino médio, reconheceram que já o praticaram um percentual de 65%. “Muitas vezes a pessoa pratica só que não reconhece como bullying”, pondera a estudante.

A pesquisa também indagou se os professores haviam percebido a prática. No ensino fundamental, 53% responderam que os docentes não perceberam e, no ensino médio, esse índice caiu para 40% de docentes que não notaram. Mesmo assim, em relação às providências, foi verificado que, no ensino fundamental, 69% dos docentes não tomaram atitude em relação ao problema e, no ensino médio, esse número, de acordo com os alunos, subiu para 75%.

Para a representante do grupo, o trabalho sobre esse tema ajudou e tem ajudado muito a conscientizar os alunos do colégio quanto ao problema. “O trabalho abriu essa discussão na escola”, revela, dizendo que este ano já houve palestra sobre o assunto. “Nós concluímos que a maioria das vítimas de bullying sofre calada, não tem coragem de falar para os pais ou procurar a direção. Muitas vezes, a vítima também vai se tornar uma pessoa agressiva e pode se tornar um futuro agressor”, alertou.

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Psicóloga alerta que consequências podem ser gravíssimas

Os casos de bullying entre crianças e adolescentes nas escolas têm sido uma preocupação que, muitas vezes, vai parar nos consultórios psicológicos. A psicóloga Daniele Marla Soares Dias observa, no entanto, que, muitas vezes, o problema é confundido com brigas e desentendimentos comuns entre crianças e adolescentes. Ela reforça que o bullying caracteriza-se por agressões físicas e/ou verbais, com ameaças repetitivas de forma a intimidar a vítima, causando angústia e sofrimento.

Daniele Marla repassa que os autores/agressores, frequentemente, possuem pouca empatia e podem pertencer a uma família desestruturada, com pouco ou nenhum relacionamento afetivo, falta de limites e onde os problemas sejam resolvidos através da violência física e moral. Além do autor e da vítima, diz que há também as testemunhas que presenciam os atos de violência em silêncio, temendo virem a ser novos alvos dos agressores.

“As conseqüências deste tipo de violência podem ser gravíssimas e interferir profundamente no desenvolvimento psicossocial do indivíduo. Para as vítimas, vão desde contínuas transferências e alto índice de desistência escolar, retraimento e isolamento social, até dificuldade no relacionamento interpessoal, ‘construção’ de futuros agressores, problemas de ansiedade, depressão e, nos casos mais graves, levar ao suicídio. Já os agressores poderão, na vida adulta, manter comportamentos anti-sociais e adotar atitudes agressivas, tanto no meio familiar quanto no ambiente de trabalho”, analisa.

Dessa forma, a psicóloga enfatiza que tanto vítimas, testemunhas como agressores necessitam de atenção por parte da família e da escola, com o objetivo de minimizar ao máximo a violência e o sofrimento para ambos. “De nada adianta apenas castigar o autor ou tratá-lo de forma agressiva, é necessário orientá-lo e conscientizá-lo sobre seus atos e formas saudáveis de resolver seus conflitos internos ou com colegas”, recomenda. Nesse sentido, entende que pais e professores devem ficar atentos aos comportamentos das crianças e adolescentes, pois a intimidação sofrida pela vítima pode impedi-la de denunciar o agressor, por medo de ser ridicularizada e vista como fraca pelos colegas e adultos.

Conforme Daniele Marla, os professores podem ajudar a diminuir o bullying nas escolas através do conhecimento aprofundado sobre o assunto, a fim de identificar os momentos em que a agressão acontece, assim como os agressores e as vítimas, intervindo o quanto antes e reduzindo cada vez mais este tipo de comportamento no ambiente escolar. Outra forma de diminuir esta violência é a prevenção, através de trabalhos de orientação e reflexão sobre o tema, com os alunos e pais incentivando a “não violência” e as vítimas a denunciarem.

“Os pais também possuem papel importantíssimo na luta contra o bullying, buscando manter uma estrutura familiar equilibrada que privilegie o diálogo e as trocas afetivas no lugar das agressões físicas e/ou morais”, continua a psicóloga. “Se seu filho for vítima, agressor ou testemunha de bullying procure a direção escolar para juntos tentarem resolver o problema e, se necessário, procure ajuda profissional”, conclui.

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Deputada apresentou projeto contra bullying nas escolas

O problema do bullying está ganhando a esfera legislativa. Recentemente, a deputada estadual Vilma Moreira (PSB) apresentou na Assembléia Legislativa um projeto de lei determinando que haja nas unidades educacionais trabalhos de conscientização com equipes multidisciplinares, com a participação de docentes, alunos, pais e voluntários, para a promoção de atividades didáticas, informativas, orientativas e preventivas quanto ao problema.

De acordo com Vilma Moreira, que também é professora, a prática do bullying traz inúmeros prejuízos aos estudantes, entre eles a baixa auto-estima, a queda do rendimento escolar e o isolamento social. O pior é que, muitas vezes, alerta que o problema acaba desapercebido pelos pais, diante da intensa rotina de trabalho atual. “É um problema que tem crescido e merece ser olhado com carinho por nós, parlamentares”, externou a deputada, explicando que almeja um ambiente escolar mais seguro e saudável.

Infelizmente, a deputada Vilma Moreira informou que seu projeto de lei visando acabar com essa prática foi arquivado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia (CCJ), alegando geração de gastos ao poder Executivo. Mesmo assim, afirmou que vai fazer de tudo para que o projeto volte à Casa ainda este ano, com algumas modificações, pois realmente trata-se de algo que deve haver mais informação, prevenção e ações de combate.

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Estado diz que escolas estão mais preparadas para lidar com o problema

O novo tipo de política pedagógica desenvolvido em Mato Grosso tem feito com que as escolas públicas da rede estadual estejam mais preparadas para lidar com problemas inerentes ao bullying. A afirmação é dos assessores pedagógicos Margarida Aracy de Campos e Silva e Manoel Rivelino da Rocha, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em entrevista ao Jornal A TRIBUNA.

Manoel Rivelino analisa que o problema do bullying sempre ocorreu nas escolas, mas agora vem sendo mais discutido e estudado. O assessor entende que as unidades educacionais têm se tornado mais abertas a solucionar problemas dessa natureza. Tanto é que diz que são poucos os casos que chegam à Assessoria Pedagógica de reclamação quanto à falta de atitude quanto à prática do bullying. Segundo ele, nesses casos, quando vão verificar essas denúncias, as escolas já vem procurando resolver os problemas.

Conforme Margarida Aracy, o projeto político pedagógico do Estado já contempla instruções de como lidar com esses casos de violência e intimidação entre alunos. Mais que isso: alega que as unidades educacionais têm autonomia para resolver essas questões. Ela argumenta que o regimento escolar, de forma geral, vem trazendo bases de valorização do ser humano da forma que ele é, com normas de convivência e solução de conflitos. Além disso, alega que o regimento interno prima por não ferir a Constituição.

Os assessores explicam que, quando a escola percebe que não tem conseguido resolver sozinha os conflitos existentes, buscam os pais e também orientam a busca por profissionais adequados, como psicólogos, psiquiatras ou neurologistas, visando entender as atitudes dos alunos. Quando essa busca não surte efeito, repassam que são procurados o Conselho Tutelar, a Promotoria da Infância e Juventude ou até o Juizado da Infância e Juventude. “Hoje a escola não é mais uma caixa fora da sociedade, ela está inserida nela”, teoriza.

Mesmo com mais divulgação, Manoel Rivelino diz que ainda há muito desconhecimento sobre o termo bullying. Segundo o assessor, muitas vezes o problema ocorre, mas pais e alunos não sabem que se trata de bullying. No caso da escola, Margarida afirma que, através do processo de avaliação baseado no Ciclo de Formação Humana, tem procurado atuar na continuidade da observação de cada aluno, discutindo problemáticas e soluções. Nesse sentido, pontua que há um grande esforço de aceitar toda e qualquer diversidade, a exemplo de portadores de necessidades especiais, dependentes químicos, homossexuais, alcoólatras, entre outros.

“Temos hoje, por exemplo as escolas com portadores de necessidades especiais inseridos no ensino regular, nas mesmas turmas que os demais alunos considerados normais”, enfatizou Margarida, relatando, dessa forma, a preocupação com a gestão da cidadania.

Fonte: A Tribuna - Mato Grosso

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