sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Encontro de Grêmios Estudantis reunirá jovens de 7 cidades

A 24ª Coordenadoria Regional de Educação promoverá nesta sexta-feira (20) o Encontro Regional de Grêmios Estudantis, no Ginásio da Escola Estadual Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul. O evento, que acontece anualmente, reunirá um total de 333 jovens, alunos de 25 escolas estaduais, particulares e municipal de Cachoeira do Sul, Agudo, Estrela Velha, Ibarama, Novo Cabrais, Paraíso do Sul e Restinga Seca. O credenciamento iniciará às e a abertura oficial está marcada para as min. As atividades ocorrerão durante manhã e tarde.

O tema do encontro de 2010 será Bullying, vamos combater essa prática. O assunto será abordado em palestra, pela manhã, pela psicopedagoga e advogada Nelnie Viale Lorenzoni, de Porto Alegre. A palestrante, professora e assessora técnica Secretaria de Estado da Educação, possui trabalho reconhecido no Rio Grande do Sul, na área da Justiça Restaurativa, que visa a pacificar conflitos e tensões sociais gerados por violência. Conforme a responsável pelo evento na 24ª CRE, professora Vera Tittelmaier Balardin, além da palestra sobre bullying, o Encontro Regional de Grêmios Estudantis terá, em sua programação, atividades de integração, artísticas e esportivas.

A Coordenadora Regional de Educação, Lúcia Fogliatto Homrich, salientou que o objetivo do evento é proporcionar aos integrantes de grêmios estudantis a troca de experiências entre as escolas, bem como incentivar e fomentar o aparecimento de novas lideranças na rede pública estadual. Ela explicou, todos os anos, é escolhido um tema atual para discussão no encontro. Em 2009, o crack foi debatido.

Conforme Lúcia, a temática do bullying ganhou importância em 2010, porque o Estado sancionou a Lei 13.474, aprovada por unanimidade na Assembléia Legislativa, que prevê políticas públicas contra o bullying nas escolas de ensino básico e de educação infantil, privadas ou públicas, em todo o Rio Grande do Sul. Com isso, as instituições de ensino desenvolverão a política antibullying. È nosso dever, enquanto gestores, oportunizar momentos de debate sobre esta questão, que está no cotidiano das escolas, bem como estaremos também dando cumprimento à lei, enfatizou a Coordenadora.

Fonte: Rádio Fandango Cachoeira do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário