quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Departamento de Educação orienta profissionais para combater o bullying

da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque

O Departamento de Educação da Estância Turística de São Roque vem promovendo diversas ações aos professores, diretores, coordenadores e supervisores do ensino fundamental e infantil com o objetivo de subsidiar os profissionais para prevenirem um fenômeno que ocorre no mundo e, principalmente dentro das escolas: o bullying.

O bullying é um tipo de violência que cresce a cada dia e sua tradução, para entendimento, se refere às zoações, gozações, de maneira repetitiva com finalidade de humilhar, ferir, expondo o colega a sofrimento e a dor. Ele é definido pelo conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e contínuos adotados por um ou mais alunos contra outro em desvantagem de poder ou força física, sem motivação evidente, sob a forma de “brincadeiras de mau gosto” que disfarçam o propósito de maltratar, rebaixar, tornando a vítima impotente, à mercê do agressor e seu grupo. Manifestam-se em xingamentos, desenhos, ofensas morais, verbais, sexuais, extorsões, pelo ato de ocultar e danificar objetos de uso pessoal da vítima, maus tratos físicos, psicológicos reais e virtuais.

Por conta disso, os educadores de São Roque preocupados com a criança e o adolescente vem participando desde abril deste ano de capacitações voltadas ao assunto. No mês de julho eles receberam das facilitadoras e pesquisadoras Neusa Peres e Ducarmo Paes, oportunas experiências e conhecimentos por meio de oficinas nesse campo de violência, visando à erradicação desse mal, que segundo se sabe, é um grande causador da evasão escolar. A representante da Diretoria Regional Estadual de Ensino de São Roque, Maria Aparecida Godinho e Conselheiros Tutelares também marcaram presença no evento.

Na ocasião, para a continuidade do trabalho nas escolas, o Departamento de Educação adquiriu o livro de literatura infanto-juvenil (Bullying - Vamos mudar de atitude!), que trata do assunto de forma lúdica e reflexiva.

O Departamento de Educação do município está alerta para a prevenção, tomada de atitudes para controle e contenção do fenômeno e nesse objetivo pretende continuamente trabalhar junto às famílias.

“Por meio de encontros com pais ou responsáveis, num trabalho contínuo e elucidativo, o Departamento de Educação de São Roque cumpre seu papel, desenvolvendo ações contra as violências, promovendo cursos, debates, visitas de apoio, conscientizando profissionais e famílias e buscando parcerias com segmentos de nossa sociedade”, colocou a diretora Márcia de Jesus Costa Nunes.

No último dia 26 de julho durante o encontro que se concentrou na EMEF “Dr. Bernardino de Campos”, os profissionais que participam do programa de correção de fluxo, Se Liga e Acelera Brasil, debateram amplamente o tema Bullying junto aos profissionais do Departamento da Educação, Ana Maria Brossa e Maria da Conceição Valente Vidal, visando à detecção e contenção do fenômeno em nossas escolas. “Nessa caminhada, a Educação cumpre o papel assumido: A escola Protege!”, finalizaram Brossa e Conceição.

Fonte: Guia São Roque

Nenhum comentário:

Postar um comentário