O DIA
Rio - A Internet se revoltou contra uma publicação na página oficial do Ministério da Justiça no Facebook. "Bebeu demais e esqueceu o que fez? Seus amigos vão te lembrar por muito tempo". O texto aparecia numa arte na qual uma jovem olhava para o celular enquanto outros dois jovens riem dela. Muitos internautas ficaram chocados com a peça da campanha #BebeuPerdeu. Para eles, o Ministério da Justiça associou o vazamento de vídeos íntimos e o abuso sexual ao comportamento das vítimas, culpando-as pelo que sofreram, além de incentivar a prática de bullying.
"Ministério da Justiça, sério? Não é possível que essa propaganda tão errada e escrota está sendo veículada aqui. Vocês tão fazendo um incentivo ao bullying. Vocês tão fazendo um juízo de valor estúpido. Vocês estão ridicularizando mulheres. Lamentável!", comentou Dayana Pinto na legenda da imagem.
"Ridícula a campanha! Lembrar de homens que bebem e batem nas mulheres não lembram não né?", escreveu outro internauta.
"Ministério da Justiça, sério? Não é possível que essa propaganda tão errada e escrota está sendo veículada aqui. Vocês tão fazendo um incentivo ao bullying. Vocês tão fazendo um juízo de valor estúpido. Vocês estão ridicularizando mulheres. Lamentável!", comentou Dayana Pinto na legenda da imagem.
"Ridícula a campanha! Lembrar de homens que bebem e batem nas mulheres não lembram não né?", escreveu outro internauta.
Após uma enxurrada de desaprovações, o Ministério da Justiça decidiu apagar a publicação. "Nós nos equivocamos com a peça. Ela tem o objetivo de conscientizar jovens até 24 anos sobre os malefícios do álcool. Atuamos em políticas públicas em conjunto com a Secretaria de Políticas para a Mulher (SPM) contra a violência doméstica, o feminicídio e outras formas de violência contra a mulher. Pedimos desculpas pelo mal entendido e, ao mesmo tempo, contamos com a colaboração de todos na campanha", escreveu o órgão.
Internautas não entendem campanha
Criticada pelos internautas, a publicação acima foi retirada do Facebook, no entanto, uma outra, ainda disponível na rede social, também recebe críticas. Muitos dizem não entendê-la. "Algumas cervejas. Horas jogado no chão. Vários WhatsApp para a ex". Esse texto vem acompanhado de uma arte onde um homem aparece sem camisa, olhando para baixo, pensativo. Na mesma imagem, uma foto de uma mão segurando um smartphone que mostra a tela do WhatsApp (aplicativo para troca de mensagens em tempo real).
"Na boa, não entendi nada", disse um internauta. Outro disse: "Não entendi a lógica do 'algumas cervejas' - o que isto quer dizer? Que bebendo duas ou 20 Cervejas a pessoa fica 'horas jogado no chão'? Não acredito nisto.
Faltou, também, à peça de comunicação, o direcionamento adequado objetivando o público a ser atingindo: com qual perfil de consumidor desta droga ela está falando? Além do mais, esta não é a estratégia de comunicação correta para tratar da prevenção do "abuso de drogas': o terror. Que história é esta de #BebeuPerdeu? Como assim? É preciso mais informação e menos repressão (seja ela de que natureza for). A desinformação é uma 'verdade' mal contada, 'geneticamente' parente da mentira!".
"Se o Ministério da Justica precisa explicar qual o recado que a propaganda tenta passar, é sinal que o objetivo da publicidade não foi atingido", sugeriu outro usuário da rede social.
De acordo com o Ministério da Justiça, o objetivo da campanha é trazer situações do cotidiano dos jovens e mostrar como o abuso do álcool pode estragar momentos de diversão, atrapalhar relacionamentos e provocar situações de vergonha que trazem arrependimento mais tarde.
Ainda de acordo com o ministério, durante o Carnaval, na primeira etapa da campanha, serão exibidos cinco vídeos publicitários em salas de cinema de cinco cidades com forte tradição de carnaval de rua, sendo Ouro Preto (MG), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Também serão instalados outdoors e painéis alusivos à campanha em aeroportos, rodoviárias, hotéis e transporte urbano. Grandes shows, feriados e festas populares tradicionais também receberão a campanha.
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