quarta-feira, 23 de abril de 2014

Fabricio Carpinejar faz palestra para alunos sobre bullying

O escritor Fabrício Carpinejar virá a Cachoeira do Sul nesta quarta-feira (23), para ministrar uma palestra sobre bullying aos alunos das escolas estaduais, às 15h, no salão de atos do Colégio Marista Roque. A atividade faz parte do Projeto Educar sem Discriminar, promovido pela coordenação estadual dos Comitês Comunitários de Prevenção à Violência na Escola (Copreves) da Secretaria de Estado da Educação e pela Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Justiça e Direitos Humanos. A organização local é da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Conforme a professora Beth Biscaglia, articuladora do Copreve na 24ª CRE, Carpinejar conversará com estudantes de oitavo e nono ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, orientadores educacionais e representantes das instituições parceiras ou integrantes do Copreve. A expectativa é reunir 300 estudantes da rede estadual. As palestras com o escritor estão ocorrendo nas sedes das 30 CREs do estado – nesta quarta-feira, Carpinejar também irá a Santa Maria (manhã) e Santa Cruz do Sul (noite).

CARPINEJAR E O BULLYING- Fabrício Carpinejar, um dos autores mais requisitados em eventos, trata da prática do bullying num dos seus livros: “Filhote de Cruz-credo”, publicado pelo selo Girafinha (Editora Arte Paubrasil), é uma história quase autobiográfica do autor. Fabrito, personagem do livro, era feio, “mais feio do que se possa desenhar”. E era por causa disso que os colegas na escola não o chamavam pelo nome, mas por apelidos como Cavalinho-de-pau, Cara de morcego, Panqueca e até Placenta. Para evitar chacotas, preferia ficar desenhando sozinho durante o recreio na sala de aula. A obra aborda a questão do bullying com humor, sem, no entanto, maquiar a angústia que ele causa.



IMPORTANTE

 O Copreve foi instituído em 2011 em Cachoeira do Sul. Além da 24ª CRE, participam a Polícia Civil, a Brigada Militar, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Núcleo de Atendimento em Psicologia (NAP) e o Laboratório de Avaliação e Intervenção Psicológica da Ulbra (LAIP). Em 2012, alunos de escolas estaduais foram envolvidos na primeira etapa de um curso de mediação de conflitos. Eles também realizaram pesquisa, em suas escolas, onde o bullying foi apontado como a principal forma de violência no ambiente escolar.





Palestra com o escritor Fabrício Carpinejar

Tema: “Bullying”

Data: 23 de abril de 2014 (quarta-feira)

Horário: 15h

Local: Salão de Atos do Colégio Marista Roque

Público-alvo: alunos de escolas estaduais, orientadores educacionais e representantes das instituições parceiras/integrantes do Copreve

Fonte: Radio Fandango

Nenhum comentário:

Postar um comentário