Fonte: Jornal Pequeno
O Ministério Público do Maranhão lança no dia 25 de abril, na Escola Horas Alegres, do município de Santa Inês (a 246 km de São Luís), a campanha Conte até 10 nas Escolas. O foco da mobilização é a prevenção da violência no ambiente escolar.
conte_até_10_-_escolas_2Para o idealizador da campanha, o promotor de justiça Marco Antônio Santos Amorim, “a violência nas escolas é abrangente, inclui o bullying e pode estar presente na relação diária entre aluno e professor”.
Alunos do ensino médio de 11 escolas da cidade, entre públicas e particulares, vão participar das atividades. Na programação está prevista, pela manhã, a apresentação de palestras sobre o tema da campanha. À tarde, serão ministradas seis oficinas sobre o assunto.
Ao final, os resultados serão apresentados e discutidos, para a escolha das medidas a serem implementadas. “A ideia é uniformizar o entendimento sobre o problema. Escolher as diretrizes que serão adotadas pelas escolas, no dia a dia, para combater a violência”, afirmou Marco Antônio Amorim.
No dia do lançamento, ainda está prevista a entrega da premiação das três melhores redações sobre o tema, desenvolvidas por alunos do ensino médio.
Após o lançamento, o assunto da campanha será debatido, separadamente, em cada escola durante cinco dias, com a presença de pais, alunos, professores e diretores. Esta etapa está prevista para ser concluída no mês de novembro.
Outra atividade da Conte até 10 nas Escolas é uma gincana cultural, a ser realizada com estudantes, no próximo mês de agosto.