sexta-feira, 25 de agosto de 2017

BULLYING: PODE O SEU FILHO SER UM AGRESSOR? DESCUBRA!

MARIA PT

A violência entre jovens tem aumentado cada vez mais. Às redes sociais chegam todos os dias vídeos de agressões entre jovens adolescentes que, depressa, causam indignação e reprovação.
A Maria entrou em contacto com o Dr. Pedro Proença, advogado ligado a questões de justiça juvenil, para perceber de que forma um jovem pode tornar-se agressor e se essa atitude se refletirá, da mesma forma, no seu futuro e a resposta é simples:
“Sem dúvida. Há uma percentagem muito significativa de condenados pela prática de crimes contra a integridade física e até contra a vida que registam comportamentos violentos durante a sua menoridade”.
Os jovens agressores de hoje são os homens e as mulheres que agredirão também no futuro. Mas, como podemos prevenir que isto aconteça, com filhos ou jovens próximos de nós? Os sintomas são:
“as reacções verbais ou mesmo físicas agressivas intermitentes sem que haja motivo ou provocação. Agitação, sintomas de depressão, isolamento”.
O que muitas vezes os jovens não sabem, é que todas as suas ações têm uma consequência e, por serem menores, acreditam que nada lhes acontecerá. O que é não é verdade, saiba porquê:
“Um menor de 16 anos já responde como um adulto e pode ser condenado numa pena de prisão efectiva tal como um adulto. A diferença é que cumprirá a pena numa “prisão-escola”. Entre os 12 e os 16 anos os menores podem ser condenados a medidas que vão desde a simples admoestação, à imposição de comportamentos, acompanhamento educativo e no limite ao internamento num centro de educação em regime fechado até dois anos, podendo ser três anos se praticarem crimes com moldura penal igual ou superior a 8 anos”, explica o advogado.
Texto: Marisa Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário