sexta-feira, 26 de maio de 2017

Bispos sul-africanos condenam violência contra mulheres

LUSA

Texto F.P.

Conferência Episcopal da África do Sul preocupada com a onda de violência contra mulheres e menores. Uma em cada cinco crianças é vítima de abuso sexual e 75 por cento dos alunos sofrem de bullying na escola

«Todo o crime contra uma mulher ou uma criança causa danos ao delicado tecido da sociedade que vão além» da ocorrência, alertou esta semana o presidente da Conferência Episcopal da África do Sul, arcebispo Stephen Brislin, numa mensagem de repúdio pelo aumento da violência contra mulheres e menores. 

Segundo Brislin, na África do Sul uma em cada cinco crianças é abusada sexualmente e 75 por cento dos menores sofrem de bullying na escola. E «enquanto alguns autores das violências são presos e processados, as vítimas são submetidas a inúmeras atribulações durante o processo», o que resulta «num custo humano e social imenso». 

Para o arcebispo, muita da violência nas famílias, nas escolas e na sociedade, é agravada «pelo abuso do álcool e das drogas», sendo os jovens os mais prejudicados. Alguns acabam por juntar-se em grupos organizados, o que gera ainda mais violência, que não pode ser combatida apenas com a repressão policial ou a cadeia. 

«Temos que ver o modo como os nossos filhos socializam se quisermos reduzir a violência. Ao invés de investir enormes quantias de dinheiro no sistema da justiça penal e nas estruturas corretivas, seria melhor aumentar as verbas para programas de apoio aos pais. Precisamos de intervenções para combater a banalização da violência em casa, na escola, na igreja e nas comunidades», concluiu Stephen Brislin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário