quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Metade dos alunos paranaenses já foi vítima de bullying

Encontro em Curitiba reúne cerca de 100 pesquisadores para discutir a questão


ANPR


(foto: Divulgação)

O I Seminário Nacional sobre o Bullying acontece em Curitiba nesta quinta e sexta-feira (3 e 4). O evento, organizado pela Sociedade Paranaense de Pediatria e Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o apoio da Secretaria estadual da Saúde, vai discutir a prevenção do bullying, assédio, discriminação e outras formas de violência no contexto escolar. 

O encontro reúne cerca de 100 pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de educação, saúde e direito de todo o País para compartilhar conhecimentos e debater novas perspectivas a respeito do tema. O Seminário também comemora o primeiro ano da Lei Nacional de Combate ao Bullying, sancionada em 6 de novembro de 2015. 

De acordo com o professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Josafá da Cunha, pesquisas nacionais apontam que um terço dos alunos já relataram alguma situação de bullying. No Paraná, a situação é ainda mais preocupante - 50% de crianças e adolescentes disseram já ter sofrido algum tipo de violência na escola. 

“O bullying é qualquer violência sofrida entre iguais ao longo do tempo. É uma violação do direito da pessoa de não querer participar daquilo. Um exemplo corriqueiro é receber um apelido, dizer que não gostou e continuar sendo chamado daquela maneira. Isso é bullying e o bullying não deve mais ser tratado como uma simples brincadeira”, explica Josafá. 

AJUDA – Nesses casos, ele conta que a vítima deve procurar ajudar com professores, pais e pediatras, por exemplo. “Queremos formar profissionais preparados para lidar com essas situações de maneira pacífica. Trabalhando desde a formação inicial da criança teremos reflexos positivos no futuro, nos ambientes de trabalho e em todas as relações sociais”, diz o professor. 

A conferência oferece espaço para diálogos multidisciplinares, possibilidades para compreensão do bullying e abordagens para a prevenção e enfrentamento do problema. “Precisamos buscar soluções em conjunto e transformar a teoria em boas práticas e essa é a proposta do Seminário”, conta Josafá. 

SAÚDE – Profissionais da Secretaria da Saúde de programas voltados à saúde da criança e do adolescente, saúde mental, prevenção da violência e saúde nas escolas participam do encontro. 

“O bullying tem consequências diretas na saúde física e psíquica da criança e do adolescente. Assim, é imprescindível que os profissionais da área se capacitem sobre o tema”, afirma a chefe do Departamento de Atenção Primária da Secretaria estadual da Saúde, Monique Costa. 

O I Seminário Nacional sobre o Bullying acontece a partir das 8 horas desta quinta-feira (3), no Salão Nobre da UFPR, na Praça Santos Andrade, 50, no Centro de Curitiba. As inscrições devem ser feitas previamente pelo site www.sembullying.com ou presencialmente antes do início do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário