Seria importante criar ambientes em que a dominância social fosse desencorajada. As empresas deveriam implementar sistemas de recompensação dos chefes pela evolução dos seus subordinados. Assim, em vez de se sentir ameaçado pelo subordinado, o chefe seria incentivado a proteger, promover e potenciar as "estrelas" da sua equipa. A boa performance dos empregados deveria potencializar quer chefe, quer do empregado, no seio da empresa.
O seu chefe torna-lhe a vida num inferno? Torna-se a cada dia mais difícil suportar o ambiente no local de trabalho? São muitos os investigadores que já se debruçaram sobre este tema, produzindo uma vasta quantidade de estudos, contudo o problema persiste.
Este chefe, que ninguém sonha ter, tendencialmente faz uso de várias formas de agressão psicológica e parece ter sempre algumas vítimas prediletas. Ridicularizar um subordinado, rebaixá-lo em frente aos outros empregados, acusá-lo de incompetência, culpá-lo, mentir-lhe, não lhe dar o devido crédito pelo seu trabalho, são alguns dos maus tratos numa lista parece não ter fim. Provavelmente já presenciou ou viveu uma situação semelhante, da qual se está a recordar agora.
Sherry Moss, professora na Wake Forest University School of Business (Carolina do Norte, EUA), no artigo publicado na Harvard Business Review conta como a personalidade do chefe está intrinsecamente conectada a indivíduos com elevados níveis de Orientação Social Dominante (Social Dominance Orientation, SDO).
” O chefe pode levar a comportamentos contra produtivos, tanto do ponto de vista empresarial como interpessoal. Por exemplo, nas empresas em que o bullying acontece, os empregados tendem a chegar atrasados, intencionalmente atrasam o seu ritmo de trabalho, ou tendem a não acatar as instruções do chefe. O pode ainda encorajar os subordinados a que se tornem eles mesmos em , começando a humilhar os seus colegas, sendo rudes ou mesmo sendo agressivos entre eles. Não surpreendentemente, também aumenta o número de despedimentos”, afirma Sherry Moss.
As vítimas desta não são aleatórias. Se está a ler e identificar-se com o subordinado desrespeitado, você ou é uma potencial ameaça para o seu chefe, por ser um bom trabalhador com potencial para subir na carreira, ou simplesmente é um mau empregado, ou melhor dizendo, o chefe considera-o um mau empregado não lhe dando o devido valor.
As pessoas que apresentam tendência para uma Orientação Social Dominante visualizam a vida como uma escada que deve ser subida, propondo-se a chegar ao topo. Mostre que não é uma ameaça a essa subida, mas uma ajuda, um parceiro, a chegar mais alto e o quando antes. Sempre que for distinguido por algum motivo laboral, saliente a importância que o seu chefe teve no processo. Partilhe os holofotes. Com sorte passará de ameaça a protegido, o discípulo do seu chefe .
Pode ainda ler o artigo completo publicado pela Prof.ª Sherry Moss, publicado no Harvard Business Review.
Imagem de Destaque: Shutterstock
N.M.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário