quinta-feira, 23 de junho de 2016

Como duas maçãs explicam o que é o bullying


Depois de ter feito a experiência numa sala de aula, a professora divulgou os resultados no Facebook.

POR INÊS ESPARTEIRO ARAÚJO

Decidida a mostrar aos seus alunos o que é o bullying e quais os efeitos secundários que este pode ter, uma professora anónima partilhou no Facebookuma experiência que fez com os seus alunos na sala de aula. Pegou em duas maçãs e deixou uma delas cair ao chão sem os alunos verem. Quando as abriu, uma delas estava massada e com mau aspeto por dentro. O mesmo efeito secundário que sofre uma pessoa vítima de bullying

“Começamos a falar sobre o tamanho das maçãs e o que eles achavam de ambas. De seguida peguei na maçã que tinha deixado cair ao chão, cortei-a ao meio e comecei a dizer que era horrível, nojenta e que a sua cor era terrível. (…) Depois disse-lhes que por eu não gostar, eles também não podiam gostar daquela maçã”, escreveu a professora no Facebook.
Após discutirem tanto sobre as quatro metades, a professora interrogou-os sobre qual a razão para terem começado a chamar nomes a que tinha pior aspeto e acabaram por chegar à conclusão que ambas eram iguais.
“Não foi preciso eu dizer nada. Rapidamente fizeram a associação para os humanos. As ‘negras’, os hematomas e os pequenos pedaços que se desfizeram, é exatamente aquilo que acontece dentro de cada um de nós quando alguém nos trata mal”.
Foram vários os pais que se renderam à experiência desta professora, elogiando a sua iniciativa: “Isto é fantástico.. Não apenas para crianças mas para muitos adultos também” ou “deviam haver mais professores assim. "O bullying quer seja verbal quer seja físico, destrói a nossa vida”, afirmou outro utilizador.

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