domingo, 12 de junho de 2016

NOS EUA, ADOLESCENTE COMETE SUICÍDIO, APÓS TER VÍDEO ÍNTIMO DIVULGADO POR COLEGAS

Adolescente se matou com um tiro, depois de ter vídeo em que aparece nua divulgado por colegas da escola.


Tovonna Holton, de 15 anos, tirou a própria vida no dia 5 de junho, usando a arma que sua mãe mantinha em casa. Seu suicídio foi motivado pela descoberta de que suas colegas da escola divulgaram um vídeo do Snapchat em que a garota aparece nua. A jovem se trancou no banheiro e seu corpo foi encontrado horas depois de o vídeo ter sido publicado em uma rede social.

Tovonna Holton, de apenas 15 anos, tirou a própria vida depois de ter vídeo íntimo divulgado por colegas da escola.
















Tovonna Holton, de apenas 15 anos, tirou a própria vida depois de ter vídeo íntimo divulgado por colegas da escola.

Segundo relata sua mãe, Levon Holton-Teamer, ela havia mandado a filha limpar o quarto e, em dado momento, deparou-se com a porta do banheiro trancada e a luz apagada. "Eu fui ao banheiro, mas não consegui entrar. A luz estava apagada, então tentei forçar a porta. Quando olhei para baixo, vi a poça de sangue. Eu ainda tentei salvá-la", conta.
Após pedir ajuda aos amigos de Tovonna no Facebook, sua tia tomou conhecimento da publicação no Snapchat. Agora, a divulgação das imagens está sendo investigada pela polícia, em parceria com a escola onde a garota estudava.
O suicídio de Tovonna é mais um em meio ao crescente número de pessoas que, tendo vídeos ou fotos íntimas publicadas na internet sem sua permissão, acabam por tirar a própria vida. A prática de compartilhar conteúdo para envergonhar uma pessoa se tornou algo recorrente entre jovens, que parecem não se importar com as consequências reais de suas ações, por assim dizer, virtuais - e, infelizmente, trata-se de algo cada vez mais banalizado, principalmente entre adolescentes

O bullying online, também chamado de cyberbullying, é uma forma de assédio que se alastra na medida em que se intensifica o acesso a redes e aplicativos sociais. O nível de crueldade é intensificado pela anonimidade e por se tratar de algo constante, uma vez que o assédio não se restringe aos momentos em que a vítima tem contanto pessoal com o(s) assediador(es).
No caso de imagens ou vídeos, a rapidez com que se alastram, além da dificuldade de se rastrear o responsável pela publicação original e a falta de legislações específicas para certos atos, faz com que prevaleça a impunidade - fator que contribui para que a vítima se sinta ainda mais humilhada e socialmente pressionada. 
Familiares e amigos de Tovonna começaram uma campanha pelas redes sociais, pedindo justiça pela morte da adolescente e condenando o bullying virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário