Final será nesta segunda-feira (15) e tema é “Bullying Não é Brincadeira”. Nove escolas, das 20 que participaram, estão entre finalistas do concurso.
Do G1 Região Serrana
Nove escolas da rede nunicipal de ensino de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, participam, nesta segunda-feira (15), da final de um concurso de rap que tem como tema: “Bullying Não é Brincadeira”. A iniciativa faz parte da quinta edição do Projeto Ritmo Alternativo na Poesia, que tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e tem o objetivo de estimular no jovem a reflexão de temas contemporâneos de uma forma divertida, com a transformação de poesia em música. O evento acontece às 13h, no Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni.
O projeto foi criado pelo educador social Marcelo Cruz e tem como prioridade a sensibilização de temas atuais por intermédio dos trabalhos desenvolvidos pedagogicamente nas escolas, com a coordenação dos professores na produção textual e poética das composições.
“Um dos maiores desafios das escolas é trabalhar a questão da violência, em todas as suas formas. Quando inserimos esses assuntos cotidianos, as questões sociais no dia a dia do aluno e de uma forma criativa, conseguimos resultados surpreendentes, que ultrapassam o ambiente escolar”, disse a secretária de Educação, Mônica Freitas.
Das 20 escolas que participaram do projeto com turmas do sexto ao nono ano, as finalistas são: Escola Municipalizada Moysés Furtado Bravo, Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória, Colégio Gunnar Vingren, E.M. Sérgio Ribeiro Rocha, Liceu Municipal Carlos Chagas Filho, E.M. Dr. Theodoro Machado, E.M. Jandira Bordignon, E.M. Dr. Rubens de Castro Bomtempo e Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio.
O projeto foi criado pelo educador social Marcelo Cruz e tem como prioridade a sensibilização de temas atuais por intermédio dos trabalhos desenvolvidos pedagogicamente nas escolas, com a coordenação dos professores na produção textual e poética das composições.
“Um dos maiores desafios das escolas é trabalhar a questão da violência, em todas as suas formas. Quando inserimos esses assuntos cotidianos, as questões sociais no dia a dia do aluno e de uma forma criativa, conseguimos resultados surpreendentes, que ultrapassam o ambiente escolar”, disse a secretária de Educação, Mônica Freitas.
Das 20 escolas que participaram do projeto com turmas do sexto ao nono ano, as finalistas são: Escola Municipalizada Moysés Furtado Bravo, Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória, Colégio Gunnar Vingren, E.M. Sérgio Ribeiro Rocha, Liceu Municipal Carlos Chagas Filho, E.M. Dr. Theodoro Machado, E.M. Jandira Bordignon, E.M. Dr. Rubens de Castro Bomtempo e Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio.
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