terça-feira, 22 de julho de 2014

Vítima pede R$ 109 mil por bullying do CQC

Fonte: Guto Pereira do Diário Web

Divulgação
Humorista Oscar Filho usou, sem autorização, publicou foto de uma adolescente de Monte Aprazível para fazer sátira em página do Facebook
A família da estudante L.H.T,17 anos, de Monte Aprazível (37 km de Rio Preto), que teve uma foto pessoal publicada sem autorização na página do Facebook do humorista Oscar Filho, do CQC da Band, entrou com ação pedindo R$ 109 mil de danos morais. O processo corre em segredo de Justiça na 30ª Vara Cível da capital. O juiz responsável pelo caso, Wander Benassi Junior, já mandou intimar o humorista para que ele ou seus advogados apresentem a defesa, “sob pena de serem presumidos como verdadeiros os fatos articulados na (petição) inicial”, cita no despacho. Segundo apurou o Diário, até ontem Oscar Filho ainda não tinha sido localizado.

A postagem contestada na ação foi feita em abril e correu o mundo através das redes sociais. Além de uma montagem com a foto da garota que apresenta sequelas de uma paralisia facial, a imagem estava acompanhada de frase sátira, que deixou parentes e amigos indignados. “Você já se sentiu tão diferente que até sua própria imagem te acha estranho???”. Na época, a publicação causou comoção em Monte Aprazível, que tem cerca de 21 mil habitantes. Ao saber da postagem, a estudante entrou em depressão e teve problemas de convivência social, precisando de acompanhamento psicológico.

Laudo com a avaliação médica mostrando os danos sofridos pela garota foi anexado ao processo, junto com cópia da postagem, dos comentários e toda repercussão negativa do caso. “Oscar Filho, preconceituosamente e sarcasticamente aproveitou de uma foto de L., que lhe foi enviada, e agrediu-a emocionalmente. Os efeitos negativos foram sentidos por ela, pela família e também por todos os conhecidos e desconhecidos”, afirma a psicóloga Joseane Cristina Fernandes, que assina o laudo.

Ainda segundo ela, a garota pode ter sido vítima de bullying e chegou ao seu consultório acompanhada da mãe e da tia totalmente abalada, após ver postado no Facebook “uma foto dela ironicamente manipulada com um comentário maldoso, em forma de piada, que rapidamente caiu em outras redes sociais.” Na conclusão, a psicóloga afirma ainda que a estudante precisa de acompanhamento psicoterápico, caso contrário “pode haver efeitos para o resto da vida”.

Mãe indignada

Ontem, o Diário conseguiu localizar e conversou com a mãe da menina, a dona de casa A.A.Z.H, 36 anos, que está indignada com a situação. Segundo ela, a filha ainda sofre preconceito e continua deprimida sem sair fora de casa. “Por que ele não pegou uma foto de um filho ou de um parente dele para fazer uma brincadeira de tão mau gosto? Não deveria ter feito isso”, afirma.

A mãe da garota lembra que, na época, a postagem teve mais de 7 mil curtidas na página oficial do humorista e espalhou-se rapidamente com centenas de comentários, a maior parte mostrando indignação e apoiando a família. “É um absurdo o que ele fez, sem qualquer respeito pelo ser humano”, fala. A dona de casa confirmou que já acionou Oscar Filho na Justiça e espera que ele seja responsabilizado pelo o que fez. “Estamos numa cidade pequena, todo mundo se conhece. Tudo tem limite”, disse. Ainda segundo a mãe, o humorista chegou a fazer comentários na própria postagem antes de retirá-la do ar e em momento algum se mostrou arrependido.

Garota passou por tratamento

O laudo médico apresentado no processo confirma que a garota nasceu com duas anomalias genéticas: uma na face (paralisia facial) e outra no pé (pé torto bilateral congênito). Ela teve de passar por diversos tratamentos e cirurgias. Mesmo assim, a dificuldade de movimentar músculos da face não a impedia de levar uma vida normal até então.

“Os dados colhidos nos exames psicométricos revelam que L. goza de boa saúde mental, embora apresenta problema congênito”, afirma o laudo. “Até o momento, ela estava mantendo boas relações familiares e sociais, porém, ao tomar conhecimento do fato ocorrido com ela, a primeira reação foi um choro compulsivo e depois foi acometida por um tristeza profunda seguida de ansiedade, depressão, irritabilidade, auto estima negativa, afastando-se doas atividades rotineiras”, escreve a psicóloga.

Justiça Federal

Ontem o advogado da família, José Roberto de Carvalho, disse que não iria se manifestar porque o processo corre em segredo de Justiça, mas confirmou que Oscar Filho ainda não foi notificado e o prazo está correndo. Ele também adiantou que ainda esta semana deve entregar ao Ministério Público Federal (MPF) de Rio Preto cópia de todo o processo para possível investigação criminal do caso.

Na edição do último sábado, o Diário trouxe com exclusividade que o Procurador da República Eleovan Mascarenhas determinou que o setor de informática do MPF fizesse buscas na internet para localizar a publicação. Segundo a assessoria de imprensa, como a postagem já havia sido removida, a procuradoria vai entrar em contato com a denunciante ou a família da vítima para obter as imagens. Ontem, a reportagem entrou novamente com a assessoria do humorista, em São Paulo, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

Um comentário: