sexta-feira, 6 de junho de 2014

Encontro com Roberto DaMatta e debates sobre bullying e história são destaque nesta sexta-feira

A programação da Feira Pan-Amazônica do Livro segue variada nesta sexta-feira, com debates sobre temas atuais, peça de teatro e encontro com escritores
Da Redação
Agência Pará de Notícias
A programação desta sexta-feira (6) da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro tem como convidado do Encontro Literário um dos grandes nomes das ciências sociais brasileiras: Roberto DaMatta. Autor de diversas obras de referência na antropologia, sociologia e ciência política, como “Carnavais, Malandros e Heróis” e a “A casa e a rua”, ele participa do evento no auditório Dalcídio Jurandir, às 19 horas, e, logo em seguida, às 20h30, autografa obras no Ponto do Autor.
No Encontro Literário Paraense, o tema será “Jornalismo e literatura: entre o real e o ficcional”. A partir das 17h30, no auditório Dalcídio Jurandir, os jornalistas e escritores Ronald Junqueiro, Ruth Rendeiro e Walter Pinto debatem o assunto. Às 15h30, no mesmo local, o Papo Cabeça vai discutir um assunto muito atual: “Violência escolar, bullying e responsabilidade civil”. Quem fala sobre o tema é a pesquisadora paraense Nariman Muzaffar.
A programação do Seminário da Pan-Amazônia também segue nesta sexta-feira (6). Pela manhã, às 10h30, Nírvia Ravena (PA), Sabine Reiter (Alemanha) e Willi Bolle (Alemanha), com mediação de Rosane Oliveira (PA), participam da mesa “Polissemia da fronteira”. A partir das 14h30, Agenor Sarraf, Maria Stella Guimarães e Marinilce Coelho, com mediação de Raimundo Diniz, falam sobre “Narrativas, autores e protagonistas”. O seminário ocorre no auditório Eneida de Moraes.
História - A feira também vai lembrar uma data importante para a história brasileira, com o seminário “Os 70 Anos do Dia D e o Brasil na II Guerra Mundial”, que começa às 15 horas. O evento terá uma mesa redonda que vai discutir os seguintes temas: “O cenário da II Guerra” e “Os 70 anos do dia D: A invasão da Normandia”, com José Alves Júnior, e “O afundamento de navios brasileiros na II Guerra”, com Marcelo Monteiro (RJ). Às 17 horas, Raimundo Castro (PA) ministra a palestra “Os Pracinhas do Pará na II Guerra”. O evento será na sala Marajó.
Nesta sexta, o musical “Era uma vez... Grimm” terá duas sessões, às 16 horas, com a versão infantil, e às 20 horas, com o espetáculo adulto. O musical de José Mauro Brant tem canções compostas pelo maestro Tim Rescala e comemora os 200 anos da edição do primeiro volume de contos dos Irmãos Grimm.
Informação é a principal arma contra o bullying, diz advogada
Para a advogada Nairam Muzzaffar, que conversa com o público jovem a partir das 15h30 desta sexta-feira (6), na Feira do Livro, sobre “Violência escolar, bullying e responsabilidade civil”, o bullying deve ser enfrentado com informação e o combate à cultura de impunidade, que vê a violência como algo normal e geralmente também vivenciada em um ambiente familiar hostil. A advogada afirma que a mídia tem um papel essencial para inibir esse problema, mas acaba criando distorções.
“A minha metodologia busca apresentar propostas de uma forma didática de situações de convivência em conflito, a partir de relatos de adolescentes que tive oportunidade de ouvir na minha pesquisa, para que estudantes se identifiquem com a situação e façam uma autocrítica sobre esse tipo de conduta”, defende.
O assunto foi o tema da monografia de Nairam, que resultou em um livro chamado “Violência Escolar: Bullying e Responsabilidade Civil”, lançado em março deste ano pela Editora Mentes. A publicação pode ser adquirida em estandes da feira e estará disponível no local do evento. ”Ao contrário do que a gente pensa, o bullying existe em maior nível em escolas particulares. Justamente por esse equívoco há a noção que a pessoa rica, quando pratica algum roubo é cleptomaníaca, mas quando é a pessoa pobre, acaba sendo presa por dez anos”, aponta.
Outra questão que surge na mídia quando se fala em jovens infratores é a redução da maioridade penal. “Acredito que a redução da maioridade apenas aumentará o problema, porque não há eficácia na questão punitiva, e isso não vai fazer com que a juventude tenha consciência que essa prática de violência é errada”, analisa. O Papo Cabeça com a advogada Nairam Muzzafar será transmitido ao vivo pelo site da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, cuja programação completa pode ser conferida no site www.feiradolivro.pa.gov.br. (Com informações de Alexandra Cavalcanti, da Ascom Secult)
Sonia Ferro
Secretaria de Estado de Comunicação
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário