Da Redação
Agência Pará de Notícias
Agência Pará de Notícias
A programação desta sexta-feira (6) da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro tem como convidado do Encontro Literário um dos grandes nomes das ciências sociais brasileiras: Roberto DaMatta. Autor de diversas obras de referência na antropologia, sociologia e ciência política, como “Carnavais, Malandros e Heróis” e a “A casa e a rua”, ele participa do evento no auditório Dalcídio Jurandir, às 19 horas, e, logo em seguida, às 20h30, autografa obras no Ponto do Autor.
No Encontro Literário Paraense, o tema será “Jornalismo e literatura: entre o real e o ficcional”. A partir das 17h30, no auditório Dalcídio Jurandir, os jornalistas e escritores Ronald Junqueiro, Ruth Rendeiro e Walter Pinto debatem o assunto. Às 15h30, no mesmo local, o Papo Cabeça vai discutir um assunto muito atual: “Violência escolar, bullying e responsabilidade civil”. Quem fala sobre o tema é a pesquisadora paraense Nariman Muzaffar.
A programação do Seminário da Pan-Amazônia também segue nesta sexta-feira (6). Pela manhã, às 10h30, Nírvia Ravena (PA), Sabine Reiter (Alemanha) e Willi Bolle (Alemanha), com mediação de Rosane Oliveira (PA), participam da mesa “Polissemia da fronteira”. A partir das 14h30, Agenor Sarraf, Maria Stella Guimarães e Marinilce Coelho, com mediação de Raimundo Diniz, falam sobre “Narrativas, autores e protagonistas”. O seminário ocorre no auditório Eneida de Moraes.
História - A feira também vai lembrar uma data importante para a história brasileira, com o seminário “Os 70 Anos do Dia D e o Brasil na II Guerra Mundial”, que começa às 15 horas. O evento terá uma mesa redonda que vai discutir os seguintes temas: “O cenário da II Guerra” e “Os 70 anos do dia D: A invasão da Normandia”, com José Alves Júnior, e “O afundamento de navios brasileiros na II Guerra”, com Marcelo Monteiro (RJ). Às 17 horas, Raimundo Castro (PA) ministra a palestra “Os Pracinhas do Pará na II Guerra”. O evento será na sala Marajó.
Nesta sexta, o musical “Era uma vez... Grimm” terá duas sessões, às 16 horas, com a versão infantil, e às 20 horas, com o espetáculo adulto. O musical de José Mauro Brant tem canções compostas pelo maestro Tim Rescala e comemora os 200 anos da edição do primeiro volume de contos dos Irmãos Grimm.
Informação é a principal arma contra o bullying, diz advogada
Para a advogada Nairam Muzzaffar, que conversa com o público jovem a partir das 15h30 desta sexta-feira (6), na Feira do Livro, sobre “Violência escolar, bullying e responsabilidade civil”, o bullying deve ser enfrentado com informação e o combate à cultura de impunidade, que vê a violência como algo normal e geralmente também vivenciada em um ambiente familiar hostil. A advogada afirma que a mídia tem um papel essencial para inibir esse problema, mas acaba criando distorções.
“A minha metodologia busca apresentar propostas de uma forma didática de situações de convivência em conflito, a partir de relatos de adolescentes que tive oportunidade de ouvir na minha pesquisa, para que estudantes se identifiquem com a situação e façam uma autocrítica sobre esse tipo de conduta”, defende.
O assunto foi o tema da monografia de Nairam, que resultou em um livro chamado “Violência Escolar: Bullying e Responsabilidade Civil”, lançado em março deste ano pela Editora Mentes. A publicação pode ser adquirida em estandes da feira e estará disponível no local do evento. ”Ao contrário do que a gente pensa, o bullying existe em maior nível em escolas particulares. Justamente por esse equívoco há a noção que a pessoa rica, quando pratica algum roubo é cleptomaníaca, mas quando é a pessoa pobre, acaba sendo presa por dez anos”, aponta.
Outra questão que surge na mídia quando se fala em jovens infratores é a redução da maioridade penal. “Acredito que a redução da maioridade apenas aumentará o problema, porque não há eficácia na questão punitiva, e isso não vai fazer com que a juventude tenha consciência que essa prática de violência é errada”, analisa. O Papo Cabeça com a advogada Nairam Muzzafar será transmitido ao vivo pelo site da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, cuja programação completa pode ser conferida no site www.feiradolivro.pa.gov.br. (Com informações de Alexandra Cavalcanti, da Ascom Secult)
Sonia Ferro
Secretaria de Estado de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário